A 6ª reunião do Conselho Municipal de Patrimônio de Belém (CMPPCB) está marcada para esta quinta-feira, 14 de dezembro, com uma agenda repleta de assuntos importantes. O encontro acontecerá na Sala Vicente Sales, localizada no Complexo Memorial dos Povos, a partir das 14h.
Ações Futuras e Projetos Previstos
O secretário municipal de Controle, Integridade e Transparência, Luiz Araújo, estará presente para discutir os projetos previstos pela Prefeitura para o município, rumo à 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP-30), que será realizada em 2025, em Belém. Entre os projetos previstos, destaca-se a ênfase em obras no Centro Histórico e em seu entorno, como a revitalização do comércio.
Tombamentos em Pauta
A reunião também abordará o tombamento do centenário prédio da Santa Casa de Misericórdia, do Teatro São Cristóvão e do Chalé Eclético da Rua Manoel Barata nº 1482, em Icoaraci. Esses processos de tombamento ficaram parados por muitos anos e estão agora em fase de reordenamento.
Processos Antigos e a Revitalização da Estatuária
O Departamento de Patrimônio Histórico (DEPH) da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) tem trabalhado na organização de toda a documentação e identificou que processos antigos já perderam os prazos legais. Até o momento, foram reconhecidos 66 processos parados, que serão discutidos em futuras reuniões do conselho.
Outro assunto importante será a revitalização da estatuária das praças históricas de Belém e a análise de moção ao Hospital Beneficente Portuguesa.
O CMPPCB e Seu Papel
O CMPPCB é composto por representantes de órgãos e ações ligadas à preservação do patrimônio cultural. A cada dois anos, uma nova gestão é nomeada, sendo a atual correspondente ao biênio 2022-2024. O objetivo do conselho é propor ao poder público medidas executivas que visem à proteção do patrimônio cultural no município de Belém, preservando bens materiais e imateriais que os integrem tombamentos ou registros.
Com a reunião desta quinta-feira, o CMPPCB continua seu importante trabalho de preservação do patrimônio cultural de Belém, garantindo que o passado seja honrado enquanto se constrói um futuro sustentável.
A composição do CMPPCB é a seguinte:
Órgãos públicos:
- Fumbel: Inês Silveira (Titular/ Presidente) e Márcia Forte (Suplente)
- Iphan: Erica Pinheiro (Titular) e Paulo Henrique Guimarães (Suplente)
- DPHAC/Secult: Rebeca Ribeiro (Titular) e Ana Valéria Barros (Suplente)
- Seurb: Debora Leite (Titular) e Tatiane Regis (Suplente)
Representação de classe:
- CAU/PA: Ana Cristina Lopes (Titular) e Samantha Nahon (Suplente)
Instituições de ensino e pesquisa:
- Universidade Federal do Pará/ Fórum Landi: Elna Trindade (Titular) e Maria Beatriz Maneschy (Suplente)
Sociedade Civil:
- Projeto Circular: Lucas Nassar (Titular) e Maria Dorotea de Lima (Suplente)
Ação de Preservação ao Patrimônio:
- Thais Toscano (Titular) e Andreia Conduru (Suplente)