Nesta segunda (3) e terça-feira (4), Belém sedia um encontro de autoridades educacionais de 14 países da América Latina e Caribe, focado na promoção e melhoria da educação na Amazônia, utilizando experiências regionais como base. O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, deu as boas-vindas aos participantes no Teatro Gasômetro, onde destacou as iniciativas da rede municipal de educação, que combinam conhecimentos ancestrais e tecnologia para fomentar a sustentabilidade.
Encontro e Iniciativas
O evento, intitulado “Aprendizagens desde a Amazônia: Estratégias Inovadoras para Transformar a Educação na América Latina e Caribe”, faz parte de um programa coordenado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), solicitado por oito países da Amazônia Internacional em agosto de 2023.
Os visitantes foram informados sobre a educação ambiental praticada pela Fundação Escola Bosque, que há quase 30 anos promove a educação integrada ao cuidado com a natureza na ilha de Caratateua e outras regiões insulares. Laurimar Farias, presidente da Funbosque, destacou a complexidade da educação ambiental e a importância de aprender com práticas de outros países amazônicos.
Desafios e Debates
No primeiro dia do evento, foram realizados painéis de debates em quatro sessões, discutindo o tema “Como Superar os Desafios da Educação e Aprender com a Região Amazônica”. Durante o encontro, foi assinado o Protocolo de Intenções para a Educação na Amazônia, com a participação de ministros dos países presentes, secretários estaduais e municipais de educação, representantes de instituições educacionais amazônicas e o gerente do Setor Social do BID, Ferdinando Regalia.
Compromisso e Investimentos
Araceli Lemos, secretária municipal de Educação, ressaltou o compromisso da gestão municipal com a educação, mencionando investimentos em transporte fluvial para garantir a inclusão das crianças ribeirinhas, a instalação de placas fotovoltaicas em várias escolas e a reforma de mais de 80 instituições de ensino. Ela também destacou os esforços na qualificação dos professores promovidos pela prefeitura através da Semec.
Valorização do Saber Amazônico
O prefeito Edmilson Rodrigues enfatizou a importância do momento atual para a valorização do conhecimento amazônico, especialmente diante das mudanças climáticas. Ele destacou que a rede municipal de educação de Belém atende mais de oito mil crianças e adolescentes, necessitando de investimentos contínuos para melhorar a qualidade do ensino, garantir o acesso à educação e assegurar a permanência e o sucesso escolar.
Rodrigues afirmou que a educação na Amazônia deve ser desenvolvida a partir da realidade, história, cultura e relação dos povos da região com a natureza. “As nossas experiências têm um grande valor estratégico e esse reconhecimento deve vir de dentro da nossa própria realidade, como um legado para o mundo.”
Participantes do Evento
Os países participantes do evento promovido pelo BID incluem Brasil, Peru, Bolívia, Equador, Colômbia, Venezuela, Argentina, Honduras, Suriname, Guatemala, Jamaica, Uruguai, Nicarágua e Guiana.