Com menos de uma semana desde sua implementação pela Prefeitura Municipal, o novo sistema de limpeza urbana de Belém já está trazendo benefícios visíveis para a população da cidade. Moradores dos bairros da Cremação, Guamá e Terra Firme estão testemunhando a normalização da coleta de resíduos sólidos, incluindo lixo doméstico e entulhos, resultando em ruas mais limpas e organizadas.
A nova programação de coleta, estabelecida para ocorrer às terças-feiras, quintas-feiras e sábados pela manhã, já está sendo implementada nos três bairros. Fernando Gomes, ambulante e morador do Guamá, expressou sua satisfação ao ver o caminhão do novo sistema de limpeza passando pelas ruas. “Para nós que trabalhamos com alimentação, essa regularização da coleta de lixo veio em boa hora. Ninguém quer comer em uma rua suja. Ver meu Guamá livre do lixo e das ruas sujas é lindo”, comentou.
Silas dos Santos, padeiro residente na avenida Tucunduba, bairro da Terra Firme, ressaltou a importância da parceria entre a população e a Prefeitura para manter a cidade limpa. “Espero que esse novo sistema melhore tudo, principalmente a conscientização da população, porque não adianta a Prefeitura limpar e as pessoas continuarem jogando lixo em locais errados e fora do dia que o caminhão passa”, enfatizou.
A moradora da passagem São Miguel, na Cremação, Joana Darc, também expressou sua satisfação com a regularidade da coleta desde a implantação do novo sistema. “É bem melhor morar em uma rua limpa e só saber que podemos contar com a presença dos lixeiros é muito importante pra todos nós”, destacou.
A população pode consultar os dias e horários de coleta em seus bairros através das redes sociais da Prefeitura de Belém ou dos canais de atendimento da Ciclus Amazônia, empresa responsável pela administração do novo sistema de limpeza.
Iniciado na segunda-feira, 15, Belém está passando por uma transformação positiva no que diz respeito à coleta e destinação do lixo, com o início dos trabalhos do novo sistema de limpeza urbana. Sob a fiscalização da Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), o serviço é executado pela empresa Ciclus Amazônia, vencedora da licitação no modelo de Parceria Público-Privada (PPP). A empresa é responsável pela coleta do lixo domiciliar e entulhos, varrição, implantação de ecopontos, ampliação da coleta seletiva, recuperação da área degradada do Aurá e a implementação de um novo aterro sanitário bioenergético, durante uma concessão de 30 anos.