Jovens da capital e das ilhas concluem curso de Formação de Aquaviários promovido pela Prefeitura e Capitania


Ribeirinhos e jovens da capital receberam nesta sexta-feira, 4, o certificado de conclusão do Curso de Formação de Aquaviários, ministrado pela Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental, com o apoio da Prefeitura de Belém, por meio das Secretarias Municipais de Economia (Secon) e Educação (Semec). A cerimônia de formação ocorreu no Palácio dos Bares, ao lado do Terminal Hidroviário Ruy Barata, na Praça Princesa Isabel – um os principais pontos de embarque e desembarque de passageiros para a ilha do Combu.

Abordagens

A Formação dos Aquaviários aconteceu no período de 31 de julho a 04 de agosto, na Escola Municipal Honorato Filgueiras, bairro do Jurunas, e contou com o curso de Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e de Máquinas e o curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros. Entre as abordagens estavam os fundamentos gerais sobre embarcações, estabilidade, navegação, motores, legislação e técnicas de sobrevivência.

“Para muitos essa oportunidade é como se fosse uma carteira de trabalho, pois com essa formação eles conseguem se inserir no mercado, por meio de um curso que é ofertado totalmente gratuito pela Marinha do Brasil com o apoio da Prefeitura de Belém”, destacou o capitão dos portos da Amazônia Oriental, Ewerton Rodrigues Calfa.

Miguel da Silva Costa Neto, de 21 anos, participou em agosto de 2022 da Formação de Aquaviários, realizada nas instalações do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Aperfeiçoamento

“Este ano vim fazer o aperfeiçoamento com o curso Especial de Segurança de Embarcações de Passageiros. Já estou atuando no transporte de turistas que sai todos os sábados e domingos aqui do Terminal Hidroviário da Praça Princesa Isabel, e durante a semana faço faculdade de Letras na Universidade Federal do Pará, disse o jovem Miguel, morador da ilha de Murucutum.

Eliana Nascimento e Adson Teles moram próximo ao Combu, em uma ilha no município de Acará. O casal recebeu o certificado de Formação de Aquaviário para dar continuidade às atividades da família.

“Meu pai já trabalha com o transporte de passageiros para as ilhas de Belém, mas ele pretende se aposentar, então resolvemos nos regularizar primeiro, para depois assumir as atividades nos rios”, enfatizou Eliana.

Preparação para a COP -30 

De acordo com o secretário municipal de Economia, Apolônio Brasileiro, essa formação é fundamental para garantir renda a esses jovens e segurança para turistas e população, que utilizam o transporte fluvial em Belém, principalmente às proximidades da COP-30 que, apesar de ser em 2025, já tem movimentado o turismo da nossa cidade”, destacou o titular da Secon.

“O avô dele lá do céu ficou muito orgulhoso do mais novo marinheiro da família”, disse Alessandro Nonato, que veio prestigiar o filho Alessandro Nonato Filho pela formação de marinheiro fluvial auxiliar de convés. “Meu avô era da Marinha e o chamavam de capitão Mesquita, em breve estarei honrando ele graças à Prefeitura e à Capitania dos Portos”, disse o rapaz de 22 anos que já programa atuar com embarcações.