Três mulheres com histórias de vida distintas, que até recentemente eram desconhecidas entre si, compartilhavam os mesmos objetivos: melhorar a qualidade de vida, recuperar o bem-estar e abrir novas perspectivas para o futuro. Elas alcançaram esses objetivos ao realizar um sonho: a cirurgia bariátrica, através do Programa “Obesidade Zero”, do Governo do Pará, implementado pelo Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, que transformou a vida de cada uma delas.
Com suas histórias de superação, elas serão as estrelas da campanha “Mulheres que inspiram”, idealizada e realizada pela administração do hospital, na próxima sexta-feira, 8, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Elas representarão todas aquelas que aderiram ao programa com determinação, que até agora, realizou 1.721 cirurgias desde seu lançamento em 2020.
A iniciativa, oferecida na rede estadual de saúde, garante acesso gratuito à cirurgia bariátrica, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS). O procedimento é realizado pela técnica de videolaparoscopia, para pacientes diagnosticados com a necessidade dessa intervenção.
O programa é destinado a pacientes obesos, com ou sem outros problemas de saúde, que precisam de avaliação médica para determinar se há indicação para o procedimento. A cirurgia, que é uma das principais alternativas de combate à obesidade, reduz o tamanho do estômago e, juntamente com outras medidas, promove a perda de peso necessária para o paciente.
É neste contexto que entram as protagonistas da campanha em homenagem à mulher/2024, do HJB. A ideia é mostrar a eficácia do programa e encorajar ninguém a desistir de seus sonhos de uma nova vida mais saudável. Entre muitas usuárias pós-bariátricas, elas aceitaram participar da campanha com um ensaio fotográfico e filmagem para incentivar o registro de outras pessoas interessadas no programa.
Elas são: Marlúcia Rodrigues, 39 anos; Gabriela Melo, 23 anos, ambas residentes na capital paraense; e Maria Ozanete da Silva, 42, que mora no município de Goianésia do Pará, a cerca de 380 km de Belém. Elas tiveram um encontro inusitado em Belém que, segundo elas, marcou a vida de cada uma, com o ensaio fotográfico, filmagem e troca de experiências.
Maria Ozanete – A professora chegou ao peso máximo de 132 kg, e hoje comemora os atuais 70 kg. Depois de muitos anos, ela revelou uma vida totalmente sedentária, com problemas de saúde, depressão, ansiedade e dificuldades para realizar até mesmo as pequenas tarefas diárias. “Uma tristeza sem fim”, admitiu, destacando que hoje, após a cirurgia realizada em dezembro de 2023, foi o seu renascimento.
“Tudo mudou. Hoje tenho saúde, disposição, autoestima, sou verdadeiramente feliz. Me sinto capaz, forte, determinada e extremamente grata, primeiramente a Deus e pelo Programa Obesidade e equipe do Jean Bitar. Mas quero enfatizar a necessidade de aderir 100% ao processo, seguir o passo a passo e o resultado foi só sucesso. Espero inspirar outras mulheres a mudar suas histórias com minha experiência”.
Gabriela Melo – A jovem estudante lembra que chegou a pesar 130 kg e hoje comemora os seus atuais 72 quilos. Ela lembra que, antes do procedimento, tinha uma vida bastante limitada, onde não conseguia fazer coisas simples como sair com seus amigos ou mesmo em casa. “Hoje, vivo a melhora não só na saúde ou física, como psicológica. Me sinto mais à vontade para sair, escolher minhas roupas e muito mais. Estou muito feliz. Por muito tempo me escondi de tudo e, hoje, estar à frente, para incentivar outras mulheres é absurdamente gratificante”.
Marlúcia Rodrigues – A autônoma, mais conhecida como “Daniela”, nome que escolheu para ser chamada, chegou a pesar 125 kg, e com muita determinação no tratamento, ela eliminou 30 quilos, antes da cirurgia, realizada em março de 2023. Hoje ela está com 60kg. “Agora celebro uma vida com saúde, consigo fazer esporte. Com a cirurgia, não senti mais dores e a qualidade de vida é outra. Só gratidão ao “Obesidade Zero” e à equipe do HJB!”, comentou ao destacar que o compromisso e a determinação são palavras-chave para o sucesso do resultado.
Parcerias – A produção da campanha “Mulheres que inspiram” contou com a parceria do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), como locação das fotos e vídeos, na área arborizada externa da instituição com espaços à margem da baía do Guajará, o que reforça a importância da parceria entre os órgãos estaduais. Para a produção das pacientes (maquiagem e escova no cabelo), foi do Studio C Hair Styling, com a parceria de Rubens Duarte de Farias Jr e Cristiano Vieira da Rosa.
Para o coordenador do Programa Obesidade Zero e coordenador de cirurgias bariátricas do HJB, Carlos Armando Ribeiro dos Santos, a maior procura pelo procedimento é de mulheres. “A gente sabe que na atualidade devemos valorizar cada vez mais a mulher, estimulando o empoderamento feminino. E no programa das cirurgias bariátricas realizadas pelo HJB, a maior procura é pelo público feminino que representa mais de 90% dos nossos pacientes. E neste Dia da Mulher, queremos mostrar exemplos do resgate da autoestima, através a reinserção social, enaltecendo elas que nos dão força e ânimo, sendo espelhos para a sociedade, para que consigamos pensar mais em saúde e igualdade. Parabéns às mulheres!”, disse o médico.
O diretor executivo do HJB, o administrador hospitalar, Giovani Merenda, destacou a importância de inserir as usuárias do “Programa Obesidade Zero”, na homenagem ao Dia da Mulher como forma de estimular as demais, que necessitam do procedimento, a participarem desta oportunidade de melhoria de qualidade de vida e bem-estar, oportunizado pelo Governo do Pará. “É uma imensa satisfação alcançar a marca superior a 1.700 cirurgias, desde a implantação do programa, sendo que a maioria dos usuários é do segmento feminino, que inspira outras mulheres a realizarem seus sonhos e transformarem suas vidas e de suas famílias também. Um feliz Dia das Mulheres para todas as usuárias atendidas por nossa equipe multiprofissional”, frisou o gestor ao ressaltar o agradecimento pelo apoio recebido do Governo estadual, por meio da Sespa.
Obesidade Zero – O público-alvo do programa são pacientes obesos, com ou sem outros problemas de saúde, que precisam de avaliação médica para saber se há indicação para realização do procedimento. Atualmente, as cirurgias são realizadas no Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém.
A intervenção é uma das principais alternativas de combate à obesidade de grau 3, e trata-se de uma gastroplastia, ou seja, a redução do tamanho do estômago, que aliada a outras medidas, gera a redução de peso necessária do paciente.
Devem buscar o “Obesidade Zero” todas as pessoas que possuam Índice de Massa Corporal (IMC) acima dos 40 kg/m2 ou aquelas que possuem entre 35 kg/m² e 40 kg/m² com alguma das doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, hipertensão arterial, gordura no fígado ou colesterol alto.
Para mais informações, acesse o site do programa.
Programação Dia das Mulheres:
08/03 – Dia Internacional da Mulher – Distribuição de brindes para as colaboradoras da unidade hospitalar e a produção de mural de fotos delas. Para homenagear as usuárias pós bariátricas, será exibido o ensaio