Foco na Educação Infantil e Ambiental para Alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU
Segundo dados recentes da ONU, a maioria dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) estão longe de serem alcançados até 2030. No entanto, o Instituto Alana, uma organização que integra o Pacto Global das Nações Unidas, acredita que a solução pode estar nas crianças.
Ana Lucia Vilella, presidente do Instituto Alana, e Marcos Nisti, vice-presidente, defendem que um maior foco na infância pode ajudar a reverter esse quadro. Em entrevista ao Podcast ONU News, eles compartilharam iniciativas que enfatizam a educação infantil e o meio ambiente.
Para Ana Lucia, a criança “é o símbolo que une todas as ODS”. Ela destacou a importância da educação ambiental nas escolas, para que as crianças desenvolvam desde cedo “empatia pela vida e por todos os seres que estão à sua volta”.
Marcos Nisti, por sua vez, comentou sobre o papel do Instituto Alana na criação da edição do prêmio X-Prize voltado para florestas tropicais. O objetivo é incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias para acelerar e melhorar o conhecimento da biodiversidade nesses ecossistemas.
A competição está na reta final com seis equipes finalistas, após quatro anos de trabalho envolvendo 300 grupos de cientistas de 70 países. As finais serão no Brasil em 2024, no Amazonas.
Além disso, Ana Lucia também destacou os investimentos da organização em pesquisas em Síndrome de Down, que comprovaram os benefícios da inclusão. Segundo ela, a presença de pessoas com a síndrome em sala de aula melhora o aprendizado para todos, inclusive para aqueles que não têm nenhuma deficiência.
O Instituto Alana se apresenta como um grupo de impacto socioambiental, focado em promover um mundo sustentável, justo, inclusivo, igualitário e plural, especialmente para as crianças.