Um dos destinos turísticos mais visitados da capital paraense, a Área de Proteção Ambiental (APA) Ilha do Combu, em breve terá um documento que vai garantir sua preservação e o uso sustentável dos recursos naturais. O Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio) promoveu, na quinta-feira (17), mais uma oficina da etapa preparatória para a elaboração do Plano de Manejo da Unidade de Conservação (UC).
Localizada na região insular de Belém, a APA Combu é reconhecida por sua rica diversidade biológica e pelos ecossistemas únicos que abriga. Com o objetivo de promover a conservação desse território e ordenar o crescimento das atividades desenvolvidas na área, o Instituto tem trabalhado de forma participativa, envolvendo a comunidade local na elaboração do documento.
Nesta etapa, uma equipe de servidores do Instituto e de membros da comunidade se reuniram para discutir e aprofundar as diretrizes e ações que serão contempladas no Plano de Manejo. Durante as atividades, foram realizados levantamentos de dados do território que subsidiarão a gestão e monitoramento da UC, levando em consideração a biodiversidade, os aspectos socioeconômicos, culturais e as demandas locais.
Vale ressaltar que todo o trabalho é executado por membros da Comissão de Planos de Manejo (Coplam) e da Gerência da Região Administrativa de Belém (GRB) – setor responsável pela APA Combu – ambos vinculados à Diretoria de Gestão e Monitoramento das Unidades de Conservação do Ideflor-Bio (DGMUC).
Foto: Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio
Escuta – A participação ativa da população que reside na UC é fundamental para assegurar que o Plano de Manejo reflita as necessidades e anseios locais. Através de oficinas, reuniões e debates, os moradores e demais envolvidos têm a oportunidade de contribuir com suas experiências e conhecimentos tradicionais, fortalecendo assim a gestão participativa da APA Combu.
O titular da GRB, Ellivelton Carvalho, destacou a importância desse processo participativo. “A elaboração do Plano de Manejo da APA Combu é uma conquista para todos nós. Estamos trabalhando juntos para garantir a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento sustentável, buscando o equilíbrio entre a conservação dos recursos naturais e as atividades econômicas da região”, afirmou o gerente.
A representante da Coplam, Shislene Souza, explica que o Plano de Manejo da APA Combu passa a implementar, neste novo processo de construção do documento técnico de gestão da área, uma metodologia de planejamento estratégico e de participação social, o qual de fato traz uma proximidade entre os gestores e técnicos do Ideflor-Bio, para o contexto da UC.
“Isso faz com que a gente possa trazer políticas públicas mais assertivas, adequadas para quem vive nesse território, com informações que proporcionem mais benefícios não só no lado ambiental, mas principalmente no lado social, porque a população que está totalmente inserida naquela realidade é quem sabe das intervenções que são necessárias, e a gente preza pela harmonia dessa relação homem-natureza”, ressaltou.
Foto: Vinícius Leal (Ascom/Ideflor-Bio
Etapas – Após a conclusão desta fase, o Ideflor-Bio dará continuidade aos trabalhos, consolidando as informações coletadas, até a elaboração da versão final do Plano de Manejo. Com isso, o Instituto reforça seu compromisso com a gestão participativa e sustentável das áreas protegidas do Estado do Pará, buscando sempre a integração entre a preservação ambiental e o bem-estar das comunidades locais.