Com 99,27% de aprovação dos pacientes e acompanhantes, o Hospital Regional Público da Transamazônica (HRPT), em Altamira, fechou o primeiro semestre de 2025 com um dos melhores índices de satisfação do usuário entre as unidades públicas do Pará. O dado é resultado do monitoramento mensal realizado pelo Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU), com base em opiniões coletadas entre janeiro e junho deste ano.
Atendimento aprovado por quem mais precisa
Casos como o de José Alberto Moura, 57 anos, ilustram a qualidade percebida na unidade. “Aqui é uma bênção, uma maravilha. O atendimento é bom, graças a Deus”, relatou o paciente, que esteve internado para realizar exames e acompanhamento pré-operatório.
Oziane Costa, diagnosticada com câncer de útero, também destaca a boa experiência. “Toda vez que eu venho fazer minhas consultas, mostrar meus exames e passar pelo médico, é um atendimento ótimo. Não tenho o que reclamar”. Jacinto da Silva, 67 anos, em tratamento da próstata, reafirma: “O atendimento é muito bom, toda vez que venho sou sempre bem atendido por todos”.
Pesquisa de satisfação é rotina na unidade
Coordenadora do SAU, Thais Costa Oliveira ressalta que os dados de satisfação são coletados diariamente e consolidados mensalmente. “Quando realizamos a pesquisa de satisfação e recebemos esse feedback de que prestamos um bom atendimento, é muito satisfatório”, afirmou.
Ela destaca ainda o trabalho integrado das equipes de enfermagem, corpo clínico e multiprofissional, aliado à estrutura e ao acolhimento, como diferenciais da unidade. O HRPT possui selo de “Acreditação de Excelência”, o que reforça sua posição como referência em atendimento humanizado na região.
Humanização é prioridade no atendimento
A enfermeira assistencial Rafaela Carvalho, da Clínica Cirúrgica, afirma que o cuidado com o paciente é pensado desde a identificação até o acompanhamento pós-operatório. “Esses critérios que a gente usa, desde a pulseira até a identificação do beira-leito, as comorbidades, a dieta e tudo o que o paciente vai precisar, desencadeia no sucesso”, explicou.
Para o agricultor José Viana, 61 anos, em tratamento contra câncer no esôfago, a experiência na unidade tem sido positiva. “Impressão maravilhosa, para mim está sendo muito bom”, disse.
Evolução dos índices reforça confiança
Nos últimos três anos, o índice de satisfação do HRPT aumentou em quatro pontos percentuais, passando de 95,46% em 2023 para 99,46% em 2024. O diretor administrativo do hospital, Fillipe Okada, enfatiza o compromisso da equipe com a qualidade do atendimento.
“Alcançar este resultado de aprovação nos enche de orgulho, mas também reforça o nosso compromisso com a excelência no cuidado à saúde”, afirmou. “Para a população, traduz-se em confiança e tranquilidade. Saber que o hospital entrega um atendimento humanizado, eficiente e resolutivo faz toda a diferença para quem mais precisa do sistema público de saúde”.
Como avaliar o atendimento
Os usuários podem registrar opiniões diretamente no SAU, localizado próximo ao Ambulatório e recepção principal, de segunda a sexta, das 7h às 17h. Também há urnas e questionários distribuídos nos corredores do hospital. Além disso, o contato pode ser feito pela Ouvidoria-Geral do SUS, pelo telefone 0800 275 0620 (com funcionamento via WhatsApp).
Referência regional com estrutura de excelência
Inaugurado em dezembro de 2006, o Hospital Regional Público da Transamazônica é referência para nove municípios da região e atende a uma população estimada em mais de 500 mil pessoas. A unidade oferece 97 leitos distribuídos entre clínicas médica, cirúrgica, pediátrica, ginecológica e obstétrica, além de UTIs adulto, pediátrica e neonatal, e berçário para bebês de alto risco.