O governador do Pará, Helder Barbalho, entregou nesta sexta-feira (13) a nova Unidade Local de Sanidade Agropecuária (ULSA) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará), em Juruti, no Baixo Amazonas. A nova estrutura, localizada próxima à orla da cidade, conta com 240 metros quadrados, foi totalmente reformada e é acessível a pessoas com deficiência. A iniciativa visa melhorar o atendimento aos produtores rurais e oferecer melhores condições de trabalho aos servidores.
Durante a inauguração, Helder Barbalho destacou o papel fundamental da Adepará no fortalecimento da agropecuária no estado. “Já havíamos entregue um novo veículo, agora estamos entregando uma lancha para que a equipe possa realizar um trabalho ainda mais eficiente na defesa sanitária e no desenvolvimento da nossa agropecuária por todo o Pará”, afirmou o governador.
Nova estrutura da Adepará
O imóvel que agora abriga a Adepará é o primeiro de propriedade da Agência no município e atende mais de 700 produtores cadastrados. Equipado com internet de fibra óptica, computadores novos e sistema de segurança, o espaço segue a meta do governo de modernizar todas as unidades da Adepará no estado. “Essa entrega faz parte de um plano alinhado à administração eficiente e à economia financeira, já que o imóvel pertence ao estado e foi adaptado para atender às necessidades da defesa agropecuária”, explicou Jamir Macedo, diretor-geral da Adepará. Ele também destacou que, até o fim do ano, outras cinco unidades da agência serão entregues em imóveis próprios.
Fiscalização aprimorada
Além da nova unidade, o governo entregou uma lancha para facilitar o trabalho de fiscalização e monitoramento na região. Com 9 metros de comprimento, 2,3 metros de largura e motor de 115 HP, a embarcação pode transportar até 10 pessoas e é a 14ª lancha entregue pelo governo à Adepará. O Agente Fiscal Agropecuário Celso Batista Pereira ressaltou a importância da nova lancha para o combate a pragas, como a monilíase do cacau, em áreas ribeirinhas. “A lancha vai nos ajudar a acessar propriedades em zonas de produção de cacau, em parceria com o Amazonas, facilitando nosso trabalho de monitoramento e controle”, explicou.
Apoio à agricultura familiar
Na comunidade de São Pedro, os agricultores familiares celebraram a construção da primeira casa de farinha mecanizada e sustentável do município. Ana Célia Lopes, presidente da cooperativa local, ressaltou que a nova infraestrutura permitirá a produção de farinha artesanal com selo de qualidade, que será vendida para a merenda escolar e outros mercados. “Com o apoio da Adepará, conseguimos máquinas e o selo de qualidade, o que nos permite produzir farinha de ótima qualidade”, comemorou Ana Célia.
Impacto na pecuária
A atuação da Adepará em Juruti também contribui para a saúde do rebanho bovino local, com 42 mil animais registrados. O produtor Jailson Canto, que trabalha há 17 anos com gado de corte, reconheceu a importância da Agência no suporte às suas atividades. “A Adepará resolve tudo para mim. Seja vacinação ou documentação, eles me atendem rapidamente, o que facilita muito o trabalho”, afirmou o produtor.
Atualmente, a Adepará está presente em todos os 144 municípios do Pará, com 176 estruturas entre escritórios, unidades de fiscalização e laboratórios, todas construídas e equipadas pelo governo.
Investimento em educação e agricultura
Além das entregas voltadas à agropecuária, o governador Helder Barbalho celebrou o desempenho dos estudantes de Juruti no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Ele parabenizou alunos e professores pelas notas alcançadas e também entregou um trator, proveniente de emenda parlamentar, para apoiar a agricultura familiar no município. “Esses investimentos fortalecem a produção rural e colaboram com o desenvolvimento da região”, concluiu o governador.