Até o dia 27 deste mês de março, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), em parceria com o Ministério Público, fará uma série de ações de saúde em Soure, na Ilha do Marajó. Durante 10 dias a comunidade será atendida com uma variedade de serviços médicos e de saúde, com foco especial na Regulação Estadual.
“Acreditamos ser essencial levar os serviços de saúde diretamente às comunidades, especialmente aquelas que enfrentam desafios de acesso. Nossa parceria com outros órgãos é fundamental para garantir que nenhum cidadão seja deixado para trás quando se trata de cuidados de saúde”, afirma a secretária de Estado de saúde pública, Ivete Vaz.
Além dos serviços médicos tradicionais, a iniciativa inclui uma série de atividades educativas, como cursos, palestras e orientações sobre saúde bucal. Também serão oferecidos serviços adicionais, como emissão de RG e segunda via de certidão de nascimento e óbito, garantindo que os cidadãos tenham acesso à documentação essencial para seus direitos civis.
Marilda Braga, coordenadora Saúde por todo Pará (Terpaz) da Sespa, ressalta como essa iniciativa reflete o compromisso do Estado em levar todos esses serviços e atividades para Soure, na Ilha do Marajó.
“Estamos comprometidos em levar uma série de serviços de saúde e atividades educativas para a população, garantindo que nenhum cidadão seja deixado para trás quando se trata de cuidados de saúde. Essa parceria com o Ministério Público e outros órgãos é essencial para alcançarmos esse objetivo”, destaca Marilda.
Nos últimos dias da ação, que acontecerá nos dias 27 e 28 de março, a Marinha se junta à iniciativa, oferecendo atendimentos odontológicos, médicos e diversos outros serviços de saúde a bordo do Navio Pará (NA Pará). Essa colaboração encerra essa mobilização de saúde, fortalecendo as políticas públicas na região e promovendo o bem-estar da população local.
• Atendimentos de enfermagem;
• Atendimentos médicos;
• Testes rápidos de Sífilis, Hepatite B e C, IST;
• Palestras sobre saúde bucal;
• Distribuição de kits odontológicos;
• Regulação, com encaminhamentos para consultas e exames especializados;
• Ceped (Cadastro de cadeira de rodas, emissão de passe livre intermunicipal, órtese e prótese para pessoas com deficiência).
Texto de Bianca Botelho / Ascom Sespa