Governador Helder Barbalho Recebe os Presidentes Lula e Macron em Belém


 

Nesta terça-feira, 26, o Governador do Pará, Helder Barbalho, teve o prazer de receber em Belém, na Estação das Docas, duas figuras políticas de grande importância: o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e o presidente francês, Emmanuel Macron.

Acompanhados pela primeira-dama, Daniela Barbalho, e pelos Ministros de Estado do Turismo, Celso Sabino, e das Cidades, Jader Filho, os líderes foram calorosamente recebidos.

A visita de Macron marca sua primeira viagem oficial ao Brasil. Ao lado de Lula e Helder, o presidente francês inicia uma extensa agenda bilateral em Belém, motivada, entre outros fatores, pela 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em novembro de 2025.

A comitiva, composta pelos dois presidentes e pelo governador, segue agora para a Ilha do Combu, localizada na margem sul do Rio Guamá. Lá, eles terão a oportunidade de conhecer a produção artesanal e sustentável de cacau e visitar a fábrica de chocolates “Filha do Combu”, gerida pela empreendedora Dona Nena. Este é um exemplo de bionegócio que tem sido priorizado no Pará, o único estado brasileiro com um Plano de Bioeconomia.

Durante a viagem até Combu, Lula e Helder Barbalho terão sua primeira reunião bilateral com Macron. A equipe do presidente francês inclui o Ministro de Europa e dos Negócios Estrangeiros, Stéphane Séjourné, a Secretária de Desenvolvimento e Parceiras Internacionais do mesmo ministério, Chrysoula Zacharopoulou, e o Embaixador da República Francesa no Brasil, Emmanuel Lenain.

A comitiva do governo brasileiro é composta pelos ministros Mauro Vieira, das Relações Exteriores; Marina Silva, do Meio Ambiente; Sonia Guajajara, Ministra dos Povos Indígenas; e Ricardo Neiva Tavares, Embaixador do Brasil na França.

Foco no Desenvolvimento Sustentável

Helder e Lula têm a intenção de apresentar a Macron a complexidade da questão amazônica e as alternativas para um desenvolvimento econômico sustentável, que vê na bioeconomia a chave para a transição para uma economia de baixo carbono.

Eles também se reunirão com representantes indígenas. Durante o encontro, está prevista a entrega de uma condecoração ao líder indígena da etnia Kayapó e defensor mundial da causa indígena, Raoni Metuktire.

Macron permanecerá no Brasil até quinta-feira (28), com visitas planejadas a Itaguaí (RJ), São Paulo e Brasília. Ainda hoje (26), Lula e Macron deixarão Belém rumo ao Rio de Janeiro.