Governador e vice-governadora anunciam convocação para os concursos da PM e Corpo de Bombeiros

O governador do Pará, Helder Barbalho, com a vice-governadora, Hana Ghassan, anunciaram nesta quinta-feira (3), por meio de suas redes sociais, a convocação para admissão, matrícula e incorporação dos aprovados nos concursos da Polícia Militar do Pará (PMPA) e do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA). Na última segunda-feira, 31 de março, foi publicado o resultado definitivo dos concursos da PM e CBM.

“Vamos reforçar ainda mais as forças de Segurança do Pará. Estou aqui com nossa vice, Hana, para dar essa importante notícia, a qual é a primeira etapa de convocação do maior concurso público já realizado na história da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Vamos formar 1.500 novos profissionais que vão atuar e garantir proteção e segurança dos paraenses. Vamos publicar nesta sexta-feira, o edital de convocação de 1.100 aprovados para a PM do Pará. São 1.000 praças e 100 oficiais que vão entrar para compor o nosso time, para proteger a nossa gente, para fortalecer a nossa tropa”, anunciou o governador.

O concurso da PMPA foi lançado em setembro de 2023, para os cargos de oficial e praça. As provas foram realizadas em dezembro daquele mesmo ano.

A vice-governadora ainda completou: “Nessa primeira etapa, temos mais 485 candidatos que estão sendo convocados para admissão e incorporação no quadro do Corpo de Bombeiros. São 455 praças e 30 oficiais, que vão atuar na proteção de nosso povo”, contou Hana Ghassan.

Já o concurso do CBMPA foi lançado em outubro de 2023, para os cargos de oficial e praça. As provas foram realizadas em janeiro de 2024.

O anúncio representa mais um avanço na renovação e ampliação do efetivo das forças de segurança pública do Estado. Segundo o comunicado, serão convocados 1.585 candidatos aprovados no total, fortalecendo o compromisso do governo com a segurança da população paraense.

Em 2020 e 2022, o Governo do Pará realizou concursos da PM e CBM, respectivamente, nomeando mais de 3.500 militares. A ampliação do efetivo visa fortalecer o combate à criminalidade e melhorar o atendimento de ocorrências em todo o Estado.

Os detalhes sobre a convocação, incluindo datas e procedimentos para admissão, serão divulgados no Diário Oficial do Estado (DOE).