Meio Ambiente

Fapespa elimina o uso de descartáveis e adere a produtos sustentáveis como parte da Agenda Ambiental

Como parte do programa, copos ecológicos de bambu e canecas de cerâmica foram entregues aos servidores da fundação durante o evento que apresentou as diretrizes e o plano de trabalho da Agenda A3P.

Como parte da iniciativa, o presidente da fundação, Marcel Botelho, anunciou que a partir desta data a instituição não fará mais o uso de descartáveis. “A Fapespa aderiu a iniciativa A3P do ministério do meio ambiente. Recebemos o nosso certificado de adesão e, hoje, eu tenho uma notícia muito boa para toda a sociedade. A Fapespa, a partir de hoje, cancela completamente o uso de descartáveis”, disse.

Agenda A3P na Fapespa

Criada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima, a agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (A3P) promove a responsabilidade socioambiental nas organizações que lhe aderiram como a adoção de procedimentos de sustentabilidade e critérios socioambientais na atividade do setor público.

Segundo Jullye Monção, membro da Diretoria Administrativa da Fapespa (DIRAD), a comissão acredita que o programa vem como um mecanismo de ciência e inovação do governo federal. “É por meio dele, que vamos estimular, encorajar e promover a responsabilidade socioambiental”, destacou.

A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem seu principal objetivo em promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.

A A3P existe há mais de 20 anos propagando os bons princípios da Responsabilidade Socioambiental. A Fundação de Amparo a Estudos e Pesquisas. A Fapespa aderiu ao selo no segundo semestre de 2024, após assinar termo de adesão ao programa A3P, no dia 8 de outubro.

Além disso, os visitantes da fundação também terão acesso aos produtos, explicou o presidente da fundação. “Entregamos para todos os servidores, canecas, copos, para usarmos no dia a dia. Os nossos visitantes também terão acesso a esse material para que a gente elimine completamente o uso descartáveis na nossa fundação. A Fapespa, a partir da proposta ambiental, já vinha trabalhando nesse sentindo, hoje nós damos mais um passo nessa direção”, declarou Marcel Botelho, durante a abertura do evento.

Produtos Sustentáveis

No evento da A3P foram apresentados aos servidores, os produtos sustentáveis adquiridos pela fundação: Copos ecológicos de bambu; Canecas de cerâmica; Fragmentadora de Papel e uma Lixeira de Coleta Seletiva.

Ao fim da palestra, os copos e as canecas foram distribuídos para os servidores usarem no dia a dia com o objetivo de descartar o uso de plásticos descartáveis na fundação.

O evento que apresentou os membros da Comissão da Agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente na Fapespa foi dividido em quatro etapas: A abertura, conduzida pelo presidente da fundação, Marcel Botelho; A apresentação da comissão gestora; A palestra apresentando as diretrizes da Agenda A3P e o plano de trabalho; A apresentação dos produtos sustentáveis e, por fim, a entrega de canecas de cerâmica e copos ecológicos de bambu para os servidores.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

7 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

7 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

8 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

8 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

9 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

20 horas ago

This website uses cookies.