Como parte do programa, copos ecológicos de bambu e canecas de cerâmica foram entregues aos servidores da fundação durante o evento que apresentou as diretrizes e o plano de trabalho da Agenda A3P.
Como parte da iniciativa, o presidente da fundação, Marcel Botelho, anunciou que a partir desta data a instituição não fará mais o uso de descartáveis. “A Fapespa aderiu a iniciativa A3P do ministério do meio ambiente. Recebemos o nosso certificado de adesão e, hoje, eu tenho uma notícia muito boa para toda a sociedade. A Fapespa, a partir de hoje, cancela completamente o uso de descartáveis”, disse.
Criada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima, a agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (A3P) promove a responsabilidade socioambiental nas organizações que lhe aderiram como a adoção de procedimentos de sustentabilidade e critérios socioambientais na atividade do setor público.
Segundo Jullye Monção, membro da Diretoria Administrativa da Fapespa (DIRAD), a comissão acredita que o programa vem como um mecanismo de ciência e inovação do governo federal. “É por meio dele, que vamos estimular, encorajar e promover a responsabilidade socioambiental”, destacou.
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem seu principal objetivo em promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.
Além disso, os visitantes da fundação também terão acesso aos produtos, explicou o presidente da fundação. “Entregamos para todos os servidores, canecas, copos, para usarmos no dia a dia. Os nossos visitantes também terão acesso a esse material para que a gente elimine completamente o uso descartáveis na nossa fundação. A Fapespa, a partir da proposta ambiental, já vinha trabalhando nesse sentindo, hoje nós damos mais um passo nessa direção”, declarou Marcel Botelho, durante a abertura do evento.
Ao fim da palestra, os copos e as canecas foram distribuídos para os servidores usarem no dia a dia com o objetivo de descartar o uso de plásticos descartáveis na fundação.
O evento que apresentou os membros da Comissão da Agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente na Fapespa foi dividido em quatro etapas: A abertura, conduzida pelo presidente da fundação, Marcel Botelho; A apresentação da comissão gestora; A palestra apresentando as diretrizes da Agenda A3P e o plano de trabalho; A apresentação dos produtos sustentáveis e, por fim, a entrega de canecas de cerâmica e copos ecológicos de bambu para os servidores.
Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…
A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…
O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…
No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…
No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…
Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…
This website uses cookies.