Como parte do programa, copos ecológicos de bambu e canecas de cerâmica foram entregues aos servidores da fundação durante o evento que apresentou as diretrizes e o plano de trabalho da Agenda A3P.
Como parte da iniciativa, o presidente da fundação, Marcel Botelho, anunciou que a partir desta data a instituição não fará mais o uso de descartáveis. “A Fapespa aderiu a iniciativa A3P do ministério do meio ambiente. Recebemos o nosso certificado de adesão e, hoje, eu tenho uma notícia muito boa para toda a sociedade. A Fapespa, a partir de hoje, cancela completamente o uso de descartáveis”, disse.
Criada pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança de Clima, a agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente (A3P) promove a responsabilidade socioambiental nas organizações que lhe aderiram como a adoção de procedimentos de sustentabilidade e critérios socioambientais na atividade do setor público.
Segundo Jullye Monção, membro da Diretoria Administrativa da Fapespa (DIRAD), a comissão acredita que o programa vem como um mecanismo de ciência e inovação do governo federal. “É por meio dele, que vamos estimular, encorajar e promover a responsabilidade socioambiental”, destacou.
A Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P), criado pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem seu principal objetivo em promover e incentivar as instituições públicas no país a adotarem e implantarem ações na área de responsabilidade socioambiental em suas atividades internas e externas. É uma iniciativa voluntária e que demanda engajamento pessoal e coletivo. As instituições e seus funcionários são incentivados a adotar ações sustentáveis no ambiente de trabalho, desde pequenas mudanças de hábito, até atitudes que geram economia, com base em cinco eixos temáticos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação e licitações sustentáveis.
Além disso, os visitantes da fundação também terão acesso aos produtos, explicou o presidente da fundação. “Entregamos para todos os servidores, canecas, copos, para usarmos no dia a dia. Os nossos visitantes também terão acesso a esse material para que a gente elimine completamente o uso descartáveis na nossa fundação. A Fapespa, a partir da proposta ambiental, já vinha trabalhando nesse sentindo, hoje nós damos mais um passo nessa direção”, declarou Marcel Botelho, durante a abertura do evento.
Ao fim da palestra, os copos e as canecas foram distribuídos para os servidores usarem no dia a dia com o objetivo de descartar o uso de plásticos descartáveis na fundação.
O evento que apresentou os membros da Comissão da Agenda Ambiental do Ministério do Meio Ambiente na Fapespa foi dividido em quatro etapas: A abertura, conduzida pelo presidente da fundação, Marcel Botelho; A apresentação da comissão gestora; A palestra apresentando as diretrizes da Agenda A3P e o plano de trabalho; A apresentação dos produtos sustentáveis e, por fim, a entrega de canecas de cerâmica e copos ecológicos de bambu para os servidores.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.