Entre os dias 27 e 29 de fevereiro, a cidade de Belém do Pará será palco do Seminário Internacional “Entre o global e o local: experiências de construção e territorialização de políticas e sistemas de cuidados na América Latina e no Caribe”.
O propósito central do evento é fomentar a troca de ideias e debates sobre políticas e sistemas de cuidados, como a execução de programas de apoio a crianças, idosos ou pessoas com deficiência. Além disso, serão discutidas estratégias para aliviar a carga excessiva enfrentada pelas mulheres, que conciliam atividades profissionais com tarefas de cuidado e domésticas. Por último, será abordada a falta de tempo que restringe o acesso a qualificações e empregos de qualidade para milhões de mulheres ao redor do mundo, ameaçando o aumento de produtividade e competitividade que impulsionariam economias e PIBs globalmente.
No Brasil, diversas políticas, programas e ações já foram implementadas por diferentes governos nas três esferas federativas para fornecer cuidados a quem necessita. Isso engloba:
· serviços educacionais – como creches, pré-escolas e escolas de ensino básico;
· instituições que atendem pessoas idosas ou com deficiência – como os centros-dias, os centros de convivência, as instituições de longa permanência, as habitações inclusivas e os serviços de acolhimento da assistência social;
· hospitais e as Unidades Básicas de Saúde;
· benefícios monetários, como salários maternidade, regras diferenciadas na aposentadoria, entre outros.
Cobertura Ampla
O que caracteriza programas e ações como parte de um sistema ou política de cuidado é a maneira como estão integrados, a existência de um mecanismo de governança e de um mecanismo de financiamento que possibilite ampla cobertura. A elaboração de estratégias para assegurar trabalho digno para as pessoas que trabalham com cuidado também é tema do encontro.
O resultado esperado para o encontro é contribuir significativamente com a implementação do ODS 5, que busca alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas, especialmente a meta 5.4: “Reconhecer e valorizar o trabalho de assistência e doméstico não remunerado, por meio da disponibilização de serviços públicos, infraestrutura e políticas de proteção social, bem como a promoção da responsabilidade compartilhada dentro do lar e da família, conforme os contextos nacionais”.
América Latina e Caribe
O evento contará com a participação de representantes de 10 países da América Latina e Caribe, incluindo autoridades de governos federais, estaduais e municipais, representantes de organizações da sociedade civil, de entidades de pesquisa e do setor privado, além de pessoas que trabalham com cuidado, que compartilharão conhecimentos sobre a temática e trocarão experiências sobre políticas implementadas nos diferentes países convidados, seja em âmbito nacional ou local.
Serviço: Seminário Internacional – Entre o global e o local: experiências de construção e territorialização de políticas e sistemas de cuidados na América Latina e no Caribe Data: 27, 28 e 29 de fevereiro de 2024 Local e horário: 27 de fevereiro – Palácio Antônio Lemos (Praça Dom Pedro II, 2 – Cidade Velha, Belém – PA) – 17h às 20h30 28 e 29 de fevereiro – Estação das Docas (Av. Boulevard Castilhos França, S/N, Campina, Belém – Pará) – 9h às 18h.