Helder Barbalho, governador do Pará, esteve presente em uma reunião estratégica para mobilizar parceiros para a 30ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O evento está programado para novembro de 2025, na capital do Pará, Belém.
A reunião foi organizada pela ONG Global Citizen em parceria com a ONG Re: wild, fundada pelo ator Leonardo DiCaprio. Os organizadores enfatizaram a relevância histórica de o Brasil sediar a COP. Foi ressaltada a necessidade de união entre os principais atores do país para auxiliar na mobilização e engajamento da sociedade.
As oportunidades de contribuição do setor privado e do terceiro setor foram discutidas, com foco no apoio a iniciativas e fundos ambientais já existentes. Helder Barbalho sublinhou a importância do legado da COP para o país, indicando uma mudança de agenda e comportamento.
“Temos a grande oportunidade de valorizar a floresta. Acredito que este é o grande desafio que devemos enfrentar e é isso que, como Amazônia, faremos”, refletiu Helder Barbalho.
O governador do Pará também destacou que, além das ações de comando e controle para combater as queimadas e o desmatamento, é essencial criar condições para a implementação de políticas públicas voltadas à regularização e uso do solo.
“Aqui entra a bioeconomia, o reflorestamento, a regeneração, o crédito de carbono, transformando-se em uma nova commodity global”, explicou.
Entre as autoridades públicas presentes no evento estavam a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e o secretário-executivo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, João Paulo Capobianco.