Estado contempla Xinguara na construção de um Quartel de Bombeiros


 

A cidade de Xinguara, localizada no sul do Pará, está prestes a receber um novo quartel do Corpo de Bombeiros Militar. A autorização para a construção foi concedida nesta segunda-feira (26) pelo governador Helder Barbalho, em cerimônia realizada no Palácio do Governo, em Belém, com a presença do prefeito de Xinguara e outras autoridades.

Além de Xinguara, outros municípios como São Félix do Xingu, Novo Progresso, Portel, Almeirim e Oriximiná também estão com obras em andamento e terão, pela primeira vez, um quartel da corporação.

Dentre as futuras instalações, atualmente em fase de planejamento, projeto e licitação, estão um posto avançado em Salinópolis, uma quadra poliesportiva do 4º Grupamento Militar de Bombeiros em Santarém, uma quadra poliesportiva e a manutenção do prédio do 5º Grupamento em Marabá, além da reconstrução do 29º Grupamento em Moju. As instalações dos grupamentos militares de Tailândia, Itaituba, Abaetetuba e Cametá também serão beneficiadas com as obras do Estado. Entre 2019 e 2023, dez grupamentos foram beneficiados com obras em municípios como Itaituba, Santarém, São Miguel do Guamá, Castanhal, Vigia, Marabá, Capanema, Santa Izabel, Breves, Salinópolis e Altamira.

Investimentos Adicionais

Com o objetivo de expandir e fortalecer as ações de Segurança Pública e Defesa Social, o Governo do Pará investiu, no último dia 16 de fevereiro, cerca de R$ 7 milhões em obras e equipamentos para o Corpo de Bombeiros Militar do Pará. Dentre os investimentos estão a nova estrutura do Centro de Suprimentos, Manutenção de Viaturas e Materiais Operacionais (CSMV), viaturas e capacetes de combate a incêndio.

Com um investimento superior a R$ 2 milhões, provenientes do Fundo Estadual da Segurança Pública (Fesp), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), o Centro de Suprimento e Manutenção agora conta com um novo espaço de 1.591 metros quadrados (m²), totalmente reformado, com pátio para manutenção de viaturas de pequeno, médio e grande porte, além de salas administrativas, alojamentos e áreas de convivência. O local também possui depósitos e almoxarifados para armazenamento de materiais e equipamentos, garantindo todo o apoio logístico necessário à corporação.

Além disso, o governo entregou 1.300 capacetes de combate a incêndio, essenciais para a corporação. O capacete gallet, um dos mais utilizados por bombeiros em todo o mundo, oferece proteção aos agentes durante o atendimento de emergências. O equipamento protege contra chamas, calor, frio, eletricidade e água, além de objetos pesados e pontiagudos.