COP30

Encontro na embaixada da Finlândia aborda a COP 30 e a tecnologia na gestão ambiental

A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, juntamente com uma comitiva de representantes de grandes empresas globais, reuniu-se terça-feira (30/01/24) com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida. O encontro teve como foco discutir o apoio e as oportunidades de investimentos estratégicos para a gestão ambiental do Pará, com ênfase na COP 30, programada para ocorrer na capital paraense em 2025.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão, e a Diretora Geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, Camilla Miranda. O diálogo abordou as possíveis oportunidades decorrentes da parceria entre o Pará e a Finlândia, com destaque para a área de tecnologia.

O secretário Mauro O’de Almeida expressou o interesse do estado em ampliar investimentos com parceiros estratégicos, destacando o espaço conquistado internacionalmente, tanto devido à COP 30 quanto à inovação nas políticas ambientais. Ele ressaltou a busca por investimentos, especialmente no manejo florestal sustentável.

O Pará já utiliza o sistema starlink em seus veículos de fiscalização ambiental, proporcionando internet de alta potência via satélite em regiões remotas. O secretário mencionou o objetivo de incorporar mais tecnologia nessa atividade e enfatizou a importância do contato com a Finlândia e as empresas presentes, focadas em transformação digital e apoio tecnológico.

A embaixadora Johanna Karanko salientou que a cooperação pode facilitar a conexão entre o Pará e as empresas, especialmente no que diz respeito ao manejo florestal, considerando que muitos finlandeses são proprietários de florestas, com destaque para mulheres.

Durante a reunião, a embaixadora informou que o Brasil sediará o World Circular Economy Forum em 2025, marcando a primeira vez que o evento internacional ocorrerá na América Latina.

O representante da Nokia no Brasil, Rodrigo Michel, expressou o interesse da corporação em otimizar a eficiência nos projetos de transformação digital, oferecendo apoio e suporte tecnológico ao Pará. Ele ressaltou a intenção de conectar interesses e estratégias para que a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) possa tomar decisões mais eficientes com base na tecnologia disponível.

Recent Posts

Pará é destaque nacional em prêmio de combate à fome

O Pará recebeu um reconhecimento nacional que reforça a transformação em curso nas políticas públicas…

19 horas ago

Simpósio debate caminhos antirracistas na segurança do Pará

A Polícia Civil do Pará realizou, nesta terça (25) e quarta-feira (26), o I Simpósio…

19 horas ago

Pesquisa conecta ciência e saber indígena na Amazônia

O projeto Vozes da Amazônia Indígena, financiado pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e…

20 horas ago

Edição de Novembro 284 – Pará na COP das Soluções Uma Nova Economia Verde Inspirada pela Amazônia

A nova edição da Revista Pará+ revela um panorama vibrante e cheio de esperança sobre…

2 dias ago

A COP das Soluções – novo ciclo econômico e ambiental da Amazônia

O governador do Pará, Helder Barbalho, afirmou recentemente, durante o Talks COP30, em Brasília, que…

2 semanas ago

Casa SESI Indústria Criativa é oficialmente inaugurada em Belém

Belém ganhou um novo espaço dedicado à cultura, à inovação e à economia criativa. Neste…

2 semanas ago

This website uses cookies.