COP30

Encontro na embaixada da Finlândia aborda a COP 30 e a tecnologia na gestão ambiental

A embaixadora da Finlândia no Brasil, Johanna Karanko, juntamente com uma comitiva de representantes de grandes empresas globais, reuniu-se terça-feira (30/01/24) com o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará, Mauro O’ de Almeida. O encontro teve como foco discutir o apoio e as oportunidades de investimentos estratégicos para a gestão ambiental do Pará, com ênfase na COP 30, programada para ocorrer na capital paraense em 2025.

Participaram da reunião o secretário adjunto de Recursos Hídricos e Clima, Raul Protázio Romão, e a Diretora Geral do Núcleo Executor do Programa Municípios Verdes, Camilla Miranda. O diálogo abordou as possíveis oportunidades decorrentes da parceria entre o Pará e a Finlândia, com destaque para a área de tecnologia.

O secretário Mauro O’de Almeida expressou o interesse do estado em ampliar investimentos com parceiros estratégicos, destacando o espaço conquistado internacionalmente, tanto devido à COP 30 quanto à inovação nas políticas ambientais. Ele ressaltou a busca por investimentos, especialmente no manejo florestal sustentável.

O Pará já utiliza o sistema starlink em seus veículos de fiscalização ambiental, proporcionando internet de alta potência via satélite em regiões remotas. O secretário mencionou o objetivo de incorporar mais tecnologia nessa atividade e enfatizou a importância do contato com a Finlândia e as empresas presentes, focadas em transformação digital e apoio tecnológico.

A embaixadora Johanna Karanko salientou que a cooperação pode facilitar a conexão entre o Pará e as empresas, especialmente no que diz respeito ao manejo florestal, considerando que muitos finlandeses são proprietários de florestas, com destaque para mulheres.

Durante a reunião, a embaixadora informou que o Brasil sediará o World Circular Economy Forum em 2025, marcando a primeira vez que o evento internacional ocorrerá na América Latina.

O representante da Nokia no Brasil, Rodrigo Michel, expressou o interesse da corporação em otimizar a eficiência nos projetos de transformação digital, oferecendo apoio e suporte tecnológico ao Pará. Ele ressaltou a intenção de conectar interesses e estratégias para que a Semas (Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade) possa tomar decisões mais eficientes com base na tecnologia disponível.

Recent Posts

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

2 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

3 dias ago

Pará á destaque em seis finalistas no Prêmio Braztoa 2025

O Pará mais uma vez se destaca no cenário nacional do turismo sustentável. Seis iniciativas…

3 dias ago

Flor-de-lis vai além da beleza: 5 significados espirituais revelam como atrair proteção e força

Poucas flores carregam tanto mistério e simbolismo quanto a flor-de-lis. Ela não é apenas um…

3 dias ago

Famílias estão limpando sofás sem estragar o tecido com 7 truques práticos que deixam como novo

Poucas coisas são tão frustrantes quanto olhar para o sofá da sala e perceber manchas,…

4 dias ago

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLEIA GERAL EXTRAORDINÁRIA  O  Presidente  da  COOPERATIVA  DOS  PRODUTORES  RURAIS  DE  PARAGOMINAS, COOPERURAIM, inscrita sob…

5 dias ago

This website uses cookies.