EGPA participa da 23ª sessão do Comitê de Especialistas em Administração Pública na ONU


 

A Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) marcou presença de forma virtual na 23ª sessão do Comitê de Especialistas em Administração Pública (Cepa), realizada na última quarta-feira (17), nas dependências da Organização das Nações Unidas (ONU). Representando as Escolas de Governo do Brasil em conjunto com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a EGPA destacou-se ao contribuir com reflexões pertinentes sobre seu papel no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e na promoção da Agenda 2030.

O Cepa é um órgão consultivo do Conselho Econômico e Social da ONU, voltado para a promoção e desenvolvimento da administração pública e governança dos Estados Membros, especialmente com foco na implementação e monitoramento dos ODS.

Durante sua participação, a EGPA apresentou iniciativas adotadas pelo Governo do Pará no que diz respeito ao trabalho com servidores públicos, alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e à Agenda 2030, abordando temas como a força de trabalho no setor público e a adoção de estratégias de governo digital.

O diretor-geral da Escola, Helvio Arruda, destacou a importância do evento, ressaltando o papel fundamental desempenhado pela EGPA na promoção de abordagens inovadoras para os desafios ligados à implementação dos ODS. A participação da EGPA nesse contexto demonstra o compromisso do Governo do Pará com questões cruciais de desenvolvimento sustentável e governança eficaz.

Mariana Clucellas, coordenadora de Treinamento do Escritório da América Latina e Caribe da Unesco, também reconheceu o trabalho relevante da EGPA, enfatizando seu papel como escola referência para avaliação e monitoramento da implementação dos ODS nas demais Escolas de Governo do Brasil. A EGPA é reconhecida como uma “Escola Laboratório”, contribuindo com a testagem e replicação de boas práticas voltadas à temática dos ODS.