
Nesta terça-feira, 23, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro da Economia, Comércio e Empresa da Espanha, Carlos Cuerpo, se reuniram para discutir as relações bilaterais entre os governos. O encontro, realizado no Palácio dos Despachos em Belém, abordou ações para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia paraense.
Entre os principais temas discutidos estavam bioeconomia, desenvolvimento sustentável, mercado de crédito de carbono e a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro de 2025 em Belém.
Belém amplia arborização urbana com projeto que já plantou 550 mudas
Passeio em viaturas e brincadeiras levam alegria a crianças em tratamento oncológico em Santarém
Emissões associadas ao desmatamento caem pelo terceiro ano consecutivo no Pará
“Reduzimos os índices históricos de desmatamento, o que permite ao Brasil alterar seu cenário de emissões. Isso nos ajuda a cumprir nossas metas de redução de emissão e a criar um estoque de carbono para comercialização. Estimamos ter 156 milhões de toneladas disponíveis para comercialização até 2026, representando uma nova economia para o Estado. Esse sistema judicial redistribui recursos para comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, agricultura familiar e produtores rurais, além do Estado”, afirmou Helder Barbalho.
Sobre a COP 30, que ocorrerá em Belém no próximo ano, o governador destacou que o evento se concentrará na biodiversidade amazônica e no debate ambiental e climático. Ele lembrou que, em 2019, a Espanha sediou a Conferência do Clima em Madri, ressaltando a importância do intercâmbio de conhecimentos sobre a realização do evento.
“Esta é a oportunidade para que venhamos com maior frequência e aproveitarmos para fazer algo mais, para não ir somente à reunião e ficarmos em grandes hotéis, mas também para ver, efetivamente, o que falávamos antes com o responsável da COP. Para viver a Amazônia, viver estes projetos, viver o Brasil. Além de ver com os nossos próprios olhos o que está sendo feito e tudo o que está avançado”, ressaltou o ministro Carlos Cuerpo.
Durante sua agenda no Pará, o ministro Cuerpo visitou projetos indicados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo SEBRAE em Abaetetuba, além de projetos na Ilha do Combu.
Mais Lidas
- Segundo turno em Belém no domingo (25): no Pará só tem voto para presidente; veja horário e documentos
- Fogos e anúncio do tema do Círio 2027 marcam encerramento da quadra nazarena em Belém nesta domingo.
- Recírio 2026 é feriado? Veja o que abre e fecha em Belém na segunda-feira, 26 de outubro
- Florada dos ipês transforma avenida em tapete amarelo e encanta Tracuateua
- O que fazer em Belém no fim de semana: Djavan, Savage Festival, humor e brega de 23 a 25 de outubro
O Google lançou as Fontes Preferenciais: você escolhe os veículos que aparecem com prioridade. Adicione o Pará+ e garanta a nossa cobertura sempre em destaque.
⭐ Adicionar Pará+ como Fonte PreferencialComo funciona em 3 passos:
- Pesquise qualquer assunto no Google
- Toque no ⭐ ao lado de “Principais Notícias”
- Busque Pará+ e marque a caixa — pronto!





Você precisa fazer login para comentar.