Nesta terça-feira, 23, o governador do Pará, Helder Barbalho, e o ministro da Economia, Comércio e Empresa da Espanha, Carlos Cuerpo, se reuniram para discutir as relações bilaterais entre os governos. O encontro, realizado no Palácio dos Despachos em Belém, abordou ações para o desenvolvimento socioambiental na Amazônia paraense.
Entre os principais temas discutidos estavam bioeconomia, desenvolvimento sustentável, mercado de crédito de carbono e a 30ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), marcada para novembro de 2025 em Belém.
Semana do Cavalo 2026 transforma Belém em capital da equinocultura
Educação no Marajó enfrenta barreiras históricas
Como se inscrever no Programa Sua Casa e quem pode participar
“Reduzimos os índices históricos de desmatamento, o que permite ao Brasil alterar seu cenário de emissões. Isso nos ajuda a cumprir nossas metas de redução de emissão e a criar um estoque de carbono para comercialização. Estimamos ter 156 milhões de toneladas disponíveis para comercialização até 2026, representando uma nova economia para o Estado. Esse sistema judicial redistribui recursos para comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, agricultura familiar e produtores rurais, além do Estado”, afirmou Helder Barbalho.
Sobre a COP 30, que ocorrerá em Belém no próximo ano, o governador destacou que o evento se concentrará na biodiversidade amazônica e no debate ambiental e climático. Ele lembrou que, em 2019, a Espanha sediou a Conferência do Clima em Madri, ressaltando a importância do intercâmbio de conhecimentos sobre a realização do evento.
“Esta é a oportunidade para que venhamos com maior frequência e aproveitarmos para fazer algo mais, para não ir somente à reunião e ficarmos em grandes hotéis, mas também para ver, efetivamente, o que falávamos antes com o responsável da COP. Para viver a Amazônia, viver estes projetos, viver o Brasil. Além de ver com os nossos próprios olhos o que está sendo feito e tudo o que está avançado”, ressaltou o ministro Carlos Cuerpo.
Durante sua agenda no Pará, o ministro Cuerpo visitou projetos indicados pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e pelo SEBRAE em Abaetetuba, além de projetos na Ilha do Combu.





Você precisa fazer login para comentar.