Como parte da programação dos Diálogos Amazônicos, preparatórios para a Cúpula da Amazônia, o Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, instaurou os Grupos de Trabalho “Amazônia” e “Restauração de Áreas Degradadas” e realizou a assinatura do protocolo Bolsa Amazônia Verde, uma cooperação técnica entre o Ministério do Meio Ambiente e Mudança Climática, Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Social. A cerimônia de instalação e assinatura ocorreram no salão principal do Hangar, no final da manhã desta sexta-feira, 4.
Por meio da instalação dos Grupos de Trabalho, o Conselhão busca discutir as necessidades e oportunidades para promover maior cooperação em prol de uma urbanização sustentável da Amazônia.
Retomada – O Conselho foi apresentado ao público presente pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Ele detalhou a retomada do Conselho renovado, por determinação do presidente Lula, e ressaltou o fato do Brasil ter espaço de diálogo. “O Conselhão tem representantes de todas as regiões do Brasil e nessa nova edição é um local para a construção de propostas”, afirmou o ministro.
No encontro destacou-se que a Organização do Tratado de Cooperação da Amazônia (OTCA) existe há mais 40 anos e nunca houve uma reunião com os presidentes da Pan-Amazônia, como reassaltou o ministro Padilha.
Financiamento – O programa Bolsa Amazônia Verde promoverá a cada três meses o auxílio de R$ 600 para as famílias que vivem dentro de reservas e assentamentos extrativistas e outras modalidades de assentamento.
Cúpula da Amazônia para todos
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, lembrou que a Cúpula da Amazônia é “para proteger a Amazônia inteira”. Segundo a ministra, o governo federal pegou o desmatamento em crescimento acelerado e conseguiu reduzir em 42%”.
Além do prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanharam a instauração de Grupos de Trabalhos, os ministros Alexandre Padilha (ministro de Relações Institucionais), Marina Silva (Meio Ambiente), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social); o governador do Pará (Consórcio da Amazônia), Helder Barbalho; Paulo Pereira (Secretário-executivo do CDESS); e representantes dos Ministérios da Agricultura e dos Povos Indígenas.