O Pará, como estado-sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP 30), marcou presença na Caravana Federativa, realizada no Hangar, em Belém, com um estande dedicado ao evento. A conferência, que acontecerá em novembro de 2025, reunirá líderes mundiais para discutir as mudanças climáticas globais.
No estande da COP, os visitantes puderam assistir a vídeos e apresentações de realidade virtual, além de conhecer as iniciativas do Governo do Estado voltadas para a preservação do meio ambiente e a economia sustentável. Também foram exibidos os projetos de obras estruturantes que estão transformando Belém para receber a conferência, deixando um legado de progresso e desenvolvimento para a Região Metropolitana.
“O mundo estará aqui na COP30, e mais do que isso, será um evento que abrirá um novo ciclo de investimento e respeito à Amazônia. O Brasil terá um papel de destaque na nova economia verde, na transição ecológica e na preservação ambiental. Nosso país, a Amazônia, mostrará que é possível combinar desenvolvimento econômico com proteção, preservação e sustentabilidade. O Brasil será esse exemplo”, destacou o ministro Alexandre Padilha.
O governador do Pará, Helder Barbalho, enfatizou o protagonismo do estado desde o anúncio de Belém como sede da COP 30. “O Pará vive um momento crucial de liderança ambiental na Amazônia. O alinhamento político nos permite trazer agendas positivas para o estado, transformando sonhos antigos em realidade, solucionando gargalos e gerando novas oportunidades de emprego e desenvolvimento. A Amazônia está no centro das atenções globais e a preparação para a COP nos permitirá deixar legados ambientais e construir uma nova agenda de desenvolvimento verde”, afirmou o governador.
Barbalho também destacou que a realização da COP em Belém trará um legado de protagonismo e desenvolvimento por meio de obras de infraestrutura. “As soluções para a COP permitirão que nossa capital esteja preparada para o evento e, mais do que isso, transformarão Belém em uma cidade melhor para sua população, com melhorias na infraestrutura urbana, mobilidade e turismo, fortalecendo a economia e as oportunidades de emprego no Pará”, concluiu.
Anúncios Importantes
Durante a Caravana Federativa, o Governo Federal e o Governo do Estado assinaram acordos significativos, como a liberação de recursos para a melhoria da rede hoteleira através do Fungetur e obras estruturantes para a realização da COP, que beneficiarão tanto os moradores de Belém quanto os visitantes.
“Junto ao Governo do Estado, estaremos assinando a obra de saneamento do canal do Tucunduba, com um investimento de mais de R$ 122 milhões para tratamento de água, esgoto, parque linear e 288 unidades habitacionais para famílias realocadas. Também teremos a obra de esgotamento sanitário do Ver-o-Peso, com mais de R$ 20 milhões, preparando a cidade para a Conferência do Clima”, detalhou o ministro das Cidades, Jader Filho.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, reforçou o compromisso do Governo Federal com a realização da COP em Belém. “Quero tranquilizar todos os empreendedores paraenses que estão apostando na COP como uma oportunidade para movimentar a economia do Pará. A COP da Amazônia será a maior e melhor da história, e nosso desafio é não apenas receber com hospitalidade, mas também apresentar medidas concretas para solucionar o grave problema das mudanças climáticas”, concluiu Sabino.