Geral

Comunidades participam de consulta popular ao Plano Plurianual

Com ampla participação das comunidades dos distritos de Icoaraci (Daico), Outeiro (Daout) e Mosqueiro (Damos), além das ilhas da região oeste do município, a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Segep), realizou a terceira audiência pública de consulta popular na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

Durante o evento, no auditório do Sest/Senat, na AV. Augusto Montenegro, em Icoaraci, no início da noite dessa terça-feira, 8, os participantes apresentaram sugestões de políticas públicas e demandas mais urgentes para a solução de problemas existentes em suas comunidades.

O PPA é a lei que norteia o planejamento da administração pública, a médio prazo, estabelecendo objetivos, programas, indicadores e metas da gestão municipal para o período de quatro anos, orientando as ações na entrega de bens e serviços para a população.

A importância do PPA reside no fato de ser a base para as leis de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Orçamentária Anual (LOA), que são instrumentos anuais de planejamento, e seguem as políticas públicas definidas no Plano Plurianual.

A consulta popular iniciou com a apresentação técnica do processo de elaboração do PPA, iniciado logo após a reforma administrativa implantada no município em 10 de fevereiro. As etapas seguintes foram a definição de modelos de planejamento, o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU com uma ação global para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima, e a produção do relatório de 100 dias de governo municipal.

Também foram realizadas oficinas de capacitação de servidores municipais e o lançamento da plataforma de consulta pública on-line para receber sugestões e demandas da população pelo site (clique aqui). O passo seguinte foi a realização das audiências públicas com a presença das comunidades.

A equipe técnica da Segep ainda apresentou os cinco programas estratégicos e os três administrativos que compõem a estrutura do PPA, nos quais serão alocados as políticas públicas definidas pela população e as prioridades da administração municipal.

Demandas da comunidade

O maior tempo da Audiência foi dedicado à participação das pessoas. Cerca de 22 lideranças se inscreveram para expressar os desejos de suas comunidades e sugerir políticas públicas que irão beneficiar toda a população do município.

Os temas mais demandados foram saneamento básico, saúde, educação, mobilidade e infraestrutura urbana, cultura, lazer, valorização da mulher e da juventude, regularização fundiária e incremento à economia do turismo.

A comerciante Ana Claudia Nascimento sugeriu a construção de orla nas praias da ilha de Caratateua, Distrito de Outeiro, como incentivo à economia local. “A gente sabe que o Outeiro está muito perto de Belém. Então, por que o Outeiro não tem uma orla? [A orla] deveria aquecer o turismo, a economia. A orla para nossa ilha faria uma diferença muito grande. A gente sabe que esse ano é ano da COP 30, assim, por que a nossa orla não está pronta? Aquilo ali seria um grande aquecimento [econômico] para a nossa ilha”, pontuou.

O professor Edmar Melo defendeu uma política pública voltada para a educação no Distrito de Icoaraci. “Minha proposta é que tenhamos em Icoaraci um cursinho preparatório ao Enem para os nossos jovens [de forma] permanente. Para que a gente possa disputar de igual para igual as vagas nas universidades públicas ou privadas. Porque a Icoaraci precisa qualificar sua mão de obra, precisa formar pessoas, cidadãos e cidadãs”, expôs o professor.

O líder da comunidade LGBTQIA+ de Outeiro, Emanuel Ferreira, apresentou demandas de saneamento, pavimentação, esporte, cultura, lazer e educação, mas destacou a necessidade de uma política pública de mobilidade para a ilha de Caratateua.

“O problema de nossa comunidade, principalmente de quem mora ao redor do [bairro] Itaiteua, é o transporte, porque se a gente quer apanhar um ônibus, espera duas horas na parada dentro do Itaiteua ou precisa caminhar três, quatro quilômetros até [o bairro] Água Boa”, enfatizou Emanuel.

“Nós somos carentes hoje em dia é de um serviço de qualidade para recolher os nossos entulhos. E Icoaraci sofre muito com esse problema. Nós precisamos da instalação urgente dos ecopontos, que são aqueles locais para os carrinheiros de entulhos depositarem as suas produções, para depois vir a ser coletado e dado o destino final”, sugeriu o servidor público Getúlio Mota.

O subprefeito de Icoaraci, Vitor Gama, presente na Audiência Pública, destacou a importância das comunidades do distrito apresentarem suas demandas, que segundo ele, não são poucas no Distrito. Mas explicou que a Subprefeitura está trabalhando diariamente, junto com a população, para a resolução dos problemas.

“Sei que muitas das vezes nós não vamos resolver o problema imediatamente, mas o trabalho da Subprefeitura é buscar a solução, é buscar resolver [as demandas] e trabalhar o dia por dia para tentar solucionar o problema da comunidade”, informou Vitor Gama.

A subprefeita do Distrito de Outeiro, Glenda Amaral, também se pronunciou sobre a participação das comunidades no planejamento municipal do Plano Plurianual, lembrando que as ilhas do município foram esquecidas pelas gestões anteriores e que a atual administração tem realizado obras e serviços para melhorar as condições de vida dos moradores, como a pavimentação das ruas da ilha de Cotijuba.

“Acredito que em seis meses de mandato do prefeito e do subprefeito, a gente já fez, sim, muita coisa. Infelizmente, não se consegue fazer tudo da noite para o dia. A gente realmente pegou uma cidade totalmente abandonada, Outeiro abandonada, Cotijuba nem se fala. O que a gente está fazendo em Cotijuba durante seis meses, a gestão passada não fez nada em quatro anos”, disse Glenda.

A diretora de Planejamento da Segep, Ingrid Mendes, agradeceu a presença das comunidades que compareceram para contribuir na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029 e informou que o processo de consulta à população continua no site do PPA.

“É a nossa terceira audiência, que fecha o ciclo de audiências públicas, mas os interessados ainda podem registrar demandas e problemáticas no sistema on-line, que vai estar aberto até o dia 11 de julho”, destacou Ingrid.

O Executivo Municipal tem até o dia 31 de julho para enviar o projeto de lei do PPA 2026-2029, com as contribuições da população, para análise e votação da Câmara de Vereadores.

Consulta pública popular on-line continua no site do PPA

Quem não pôde participar das audiências públicas realizadas nos dias 02, 03 e 08 de julho, ainda tem chance de contribuir com o projeto de lei do Plano Plurianual (PPA) 2026-2029.

O site ppa.belem.pa.gov.br receberá sugestões até a próxima sexta-feira, 11 de julho. A equipe técnica da Segep explicou o passo a passo para as pessoas acessarem a plataforma e indicarem suas demandas.

Saiba como acessar a plataforma do PPA:

  1. Na página inicial do site, os interessados ao clicarem na tarja “Participe” são remetidos para o espaço de Consultas Públicas e participação popular.
  2. Ao acessar pela primeira vez, a pessoa deve criar uma conta, preenchendo com CPF, nome completo, endereço de e-mail, e a senha desejada. Mas se já tiver acesso a serviços municipais on-line, pode usar o mesmo login de usuário.
  3. Com o login definido, o usuário pode acessar a página para realizar sua participação no PPA 2026-2029.
  4. Ele começa escolhendo o bairro onde mora ou para o qual pretende alocar sua demanda.
  5. Em seguida, escolhe o subtema em uma relação que consta de abastecimento de água e de feiras e mercados, transporte e acessibilidade, arborização, agricultura e pesca, capacitação de servidores, cultura, turismo, educação, saúde, esporte e lazer, cooperativismo, habitação e moradia, iluminação pública, inovação e tecnologia, tributos, limpeza urbana, inclusão social, diversidade e igualdade, saúde animal, saneamento, regularização fundiária, segurança pública e nutricional, entre outros.
  6. Após essa definição, o interessado descreve a demanda e, ao colocar seu endereço, ele ainda pode localizar a própria residência no mapa interativo. Aí bastar clicar em “Enviar” para confirmar sua contribuição.
News

Recent Posts

Comitê do governo com exportadores vai discutir tarifa dos EUA

Um comitê de trabalho interministerial criado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai se…

10 horas ago

Vila da Barca recebe mais de 7 bilhões em investimento de saneamento

A Prefeitura de Belém celebrou, junto ao Governo do Pará, o lançamento do plano de investimentos…

11 horas ago

Dicas práticas para enfrentar o calor com Saúde e Bem-Estar

Quem mora na região Norte sabe que o calor intenso faz parte da rotina, as…

16 horas ago

Casca de ovo com limão remove ferrugem da panela em segundos

Foi num sábado de limpeza que redescobri uma velha panela de ferro no fundo do…

22 horas ago

Alvejante em roupa colorida: como usar sem estragar a roupa

Todo mundo já passou por isso: uma peça colorida manchada, aquele branco encardido que você…

2 dias ago

EUA anunciam tarifa sobre produtos brasileiros e acendem alerta na indústria do Pará

Cresce a preocupação com nova política comercial americana A recente decisão do governo dos Estados…

4 dias ago

This website uses cookies.