Complementação de Inscrição para o Fies 2024.1 Disponível para Estudantes Pré-Selecionados


 

Os estudantes que foram pré-selecionados no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) têm a oportunidade de complementar suas inscrições. O período para a complementação começou na sexta-feira, 22 de março, e se estende até a próxima terça-feira, 26 de março, através do Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. Neste portal, os candidatos também podem verificar sua classificação no processo de pré-seleção.

Nesta edição do programa, foram disponibilizadas mais de 67 mil vagas para 1.260 instituições privadas de ensino superior. A lista de classificação e pré-seleção dos candidatos para o primeiro semestre de 2024 foi divulgada na quinta-feira, 21 de março, pelo Ministério da Educação (MEC).

Após a complementação da inscrição, os candidatos devem validar as informações fornecidas durante a inscrição. O prazo para validação é de até cinco dias úteis após a data de complementação da inscrição, que deve ser realizada diretamente na instituição de ensino superior onde o estudante foi pré-selecionado.

Lista de Espera – Os candidatos que não foram pré-selecionados na chamada única do processo seletivo do Fies serão automaticamente incluídos na lista de espera. De acordo com o cronograma estabelecido no Edital nº 10/2024, a lista de espera é usada para preencher as vagas que eventualmente não foram ocupadas, levando em consideração a modalidade de vaga e a ordem de classificação. A pré-seleção de candidatos na lista de espera ocorrerá entre 28 de março e 30 de abril, também através do Portal Único de Acesso.

Cronograma do Fies 2024

  • Inscrição: 12 a 18 de março
  • Resultado: 21 de março
  • Complemento da inscrição dos pré-selecionados em chamada única: 22 a 26 de março
  • Pré-seleção por meio da lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Fies Social – Em 2024, ao contrário dos anos anteriores, 50% das vagas são reservadas para o Fies Social, destinado a atender pessoas com renda familiar de até meio salário mínimo e que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Com essa mudança, esse grupo também poderá financiar até 100% dos encargos educacionais.

Com o Fies Social, o Ministério da Educação pretende retomar o papel social do financiamento estudantil em 2024, pois ele é destinado a atender às necessidades de estudantes de baixa renda. Assim, desempenha um papel transformador na sociedade, oferecendo melhores condições para a obtenção de financiamento no âmbito do Fies.

Financiamento – O Fundo de Financiamento Estudantil, criado pela Lei nº 10.260, de 2001, oferece vagas para financiamento de cursos de graduação em instituições não gratuitas que participam do programa, desde que esses cursos tenham avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

O sistema avalia as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes através de um processo de avaliação que considera aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão da instituição e corpo docente.