Cittamobi Chega a Belém para Melhorar a Experiência dos Passageiros de Transporte Público


 

O Cittamobi, principal aplicativo de mobilidade urbana do Brasil com mais de 35 milhões de downloads e presença em mais de 340 cidades, amplia sua atuação e agora está disponível em Belém, Pará. A plataforma visa aprimorar e modernizar a interação entre passageiros e o sistema de transporte público. O aplicativo é amplamente reconhecido por fornecer informações sobre horários de chegada de ônibus e rotas de destino.

A expansão do Cittamobi ocorre no momento em que o aplicativo celebra uma década de operações no Brasil, marcando essa trajetória com diversas inovações voltadas não apenas aos passageiros, mas também aos gestores e operadores de sistemas de transporte público.

Em Belém, o Cittamobi integrará uma frota de mais de 666 ônibus operando em 78 linhas, beneficiando a capital paraense, que conta com 1,3 milhão de habitantes. Esta parceria foi realizada com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob).

Além dos horários programados, o aplicativo oferece roteirização, permitindo que os usuários planejem suas viagens de um ponto a outro, e o Cittamobi Acessibilidade, uma versão exclusiva para pessoas com deficiência visual, proporcionando maior autonomia de deslocamento.

“Belém se junta a outras cidades brasileiras ao adotar o Cittamobi, que melhora significativamente a qualidade de vida dos passageiros de transporte público e contribui para a eficiência do sistema de transporte e da cidade como um todo. Nosso aplicativo permite que os passageiros planejem suas viagens e desfrutem de uma experiência de deslocamento mais qualificada, incentivando o uso do transporte público”, afirma Emanuele Cassimiro, CPO do Cittamobi.

Ao chegar em Belém, o Cittamobi fornecerá informações sobre horários programados das linhas de ônibus utilizando a tecnologia GTFS (General Transit Feed System), um protocolo padronizado para fornecer dados georreferenciados sobre transporte coletivo. Belém será a primeira cidade do país a implementar essa tecnologia.

“Estamos aqui para oferecer ao passageiro a previsibilidade do transporte público diretamente em seu smartphone. O Cittamobi torna o serviço mais previsível, reduzindo o tempo de espera no ponto de ônibus”, reforça Emanuele Cassimiro. O aplicativo contará com uma nova interface, inicialmente exclusiva para Belém.

COMO FUNCIONA O CITTAMOBI

Horário de chegada do ônibus:

  1. Na tela do mapa, clique no ponto de ônibus desejado.
  2. Uma tela exibirá os próximos ônibus a passar pelo ponto, mostrando o número, destino da linha e previsão de chegada.
  3. Selecione a linha de interesse e confira o horário mais próximo.

Melhores rotas:

  1. No topo da tela do mapa, insira o campo “Vai pra onde?”.
  2. Coloque seu endereço de destino. O endereço de início é automaticamente ajustado para sua localização atual, mas pode ser alterado.
  3. O Cittamobi apresentará várias alternativas de rotas, personalizáveis com filtros conforme sua preferência.
  4. O aplicativo acompanha você durante todo o trajeto.

Cittamobi Acessibilidade

Além do aplicativo padrão, o Cittamobi traz para Belém o Cittamobi Acessibilidade, uma ferramenta inovadora para garantir a segurança dos usuários com deficiência visual. Compatível com leitores de tela, ajuste de contraste, roteirização e pontos de referência personalizados, o aplicativo promove uma experiência inclusiva e autônoma.

Essa versão foi desenvolvida para reduzir os desafios de mobilidade das pessoas cegas, permitindo o uso do transporte público com maior facilidade e recebendo informações que ajudam na autonomia do deslocamento.

O Cittamobi Acessibilidade não só oferece as funcionalidades padrão, mas também inclui um sistema de GPS embutido e vários modos operacionais, possibilitando seu uso para embarque e desembarque, deslocamento em áreas urbanas com detecção de obstáculos, e até mesmo auxílio para estacionamentos.

O grande diferencial do Cittamobi Acessibilidade é que ele foi criado a partir das experiências de Luiz Eduardo Porto, engenheiro de software e deficiente visual, que desenvolveu a tecnologia considerando suas necessidades cotidianas nas cidades brasileiras.