A comemoração dos 131 anos da Ilha de Caratateua, popularmente conhecida como Outeiro, iniciou-se na segunda-feira, dia 8, com uma série de oficinas e cursos oferecidos aos moradores da região através do Programa Donas de Si, realizado pelo Banco do Povo de Belém. As festividades seguiram no sábado, com uma ampla oferta de serviços durante a Ação Belém, sediada na Escola Pedro Demo.
Serviços Diversificados
A Agência Distrital da ilha estimava receber mais de três mil pessoas para uma gama de serviços oferecidos, incluindo cadastros para programas da Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), da Fundação Papa João XXIII (Funpapa) e da Secretaria Municipal de Habitação (Sehab). Além disso, foram realizados atendimentos de vacinação humana e antirrábica, testes rápidos de saúde pela Secretaria Municipal de Saúde, orientações pelo Portal do Trabalhador e distribuição de mudas pelo Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Houve também a apresentação dos cães da Guarda Municipal.
Vacinação – Celina Miranda, dona de casa de 44 anos, aproveitou a ocasião para atualizar suas vacinas. “É difícil encontrar tempo para ir até o posto apenas para vacinas, mas aqui podemos colocar todas em dia facilmente”, disse ela.
O coordenador da ação da Sesma em Outeiro, Antônio Carlos Souza, afirmou que a equipe estava preparada para atender a todos que comparecessem à ação. “Além das vacinas e testes, oferecemos aferição de pressão arterial e glicemia, orientações sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis e distribuição de preservativos. Estamos prontos para atender toda a população que procurar nossos serviços até o final da ação”, explicou.
Atrações – Patrick Navegantes, agente distrital de Outeiro, destacou a importância da Ação Belém como parte das celebrações do aniversário da ilha. “Começamos a semana com oficinas e cursos, hoje reunimos os serviços da Prefeitura para atender às necessidades da população e encerraremos no domingo com um grande show no Pistão de Outeiro, que contará com apresentações de artistas locais como Miserê, Nega Loura e Égua do Forró”, anunciou ele.