Geral

Brasil e Reino Unido fecham parceria para crédito à exportação

Nesta quarta-feira (23/10), Brasil e Reino Unido firmaram um acordo pioneiro de cooperação para crédito à exportação, fortalecendo o suporte financeiro para as exportações dos dois países. O acordo foi assinado em Brasília pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, pelo ministro de Comércio Internacional e Negócios do Reino Unido, Jonathan Neil Reynolds, e pela presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), Maíra Madrid.

A nova parceria estabelece as bases para o compartilhamento de risco entre os dois países, utilizando o Seguro de Crédito à Exportação (SCE), garantido pelo Fundo de Garantia às Exportações (FGE), do lado brasileiro, e pela United Kingdom Export Finance (UKEF), do lado britânico. A medida permitirá que produtos com componentes tanto do Brasil quanto do Reino Unido possam contar com seguros de exportação de ambos os países. Um exemplo citado foi uma aeronave brasileira equipada com motor britânico, que poderá contar com seguro da UKEF e resseguro da ABGF.

Geraldo Alckmin destacou o impacto positivo do acordo: “Essa parceria vai fortalecer o sistema de apoio à exportação, tornando as exportações de produtos de maior valor agregado mais competitivas, com financiamentos potencialmente mais acessíveis devido às garantias conjuntas.”

A próxima fase do acordo envolve a definição dos termos operacionais para o compartilhamento de risco, incluindo estruturas de resseguro, que visam mitigar a exposição ao risco tanto para o Brasil quanto para o Reino Unido em seus programas de crédito à exportação.

Reunião do G20

O acordo foi assinado durante uma reunião do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimento do G20, onde diversos temas de interesse mútuo foram debatidos. Entre os tópicos abordados estavam a importância de incluir a questão de mulheres e comércio internacional, bem como iniciativas para descarbonização e simplificação dos processos comerciais, como a criação do Portal Único do Comércio Exterior.

A reunião também reforçou o compromisso com as relações comerciais entre os dois países, destacando empresas brasileiras no Reino Unido e vice-versa. Além disso, foi acordada a realização da próxima reunião do Comitê Econômico e Comercial Conjunto Brasil-Reino Unido (Jetco) em 2024, em celebração aos 200 anos de relações comerciais entre os dois países. O Jetco é uma plataforma bilateral destinada a promover o comércio e os investimentos entre Brasil e Reino Unido.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.