Nesta quarta-feira (23/10), Brasil e Reino Unido firmaram um acordo pioneiro de cooperação para crédito à exportação, fortalecendo o suporte financeiro para as exportações dos dois países. O acordo foi assinado em Brasília pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Geraldo Alckmin, pelo ministro de Comércio Internacional e Negócios do Reino Unido, Jonathan Neil Reynolds, e pela presidente da Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF), Maíra Madrid.
A nova parceria estabelece as bases para o compartilhamento de risco entre os dois países, utilizando o Seguro de Crédito à Exportação (SCE), garantido pelo Fundo de Garantia às Exportações (FGE), do lado brasileiro, e pela United Kingdom Export Finance (UKEF), do lado britânico. A medida permitirá que produtos com componentes tanto do Brasil quanto do Reino Unido possam contar com seguros de exportação de ambos os países. Um exemplo citado foi uma aeronave brasileira equipada com motor britânico, que poderá contar com seguro da UKEF e resseguro da ABGF.
Geraldo Alckmin destacou o impacto positivo do acordo: “Essa parceria vai fortalecer o sistema de apoio à exportação, tornando as exportações de produtos de maior valor agregado mais competitivas, com financiamentos potencialmente mais acessíveis devido às garantias conjuntas.”
A próxima fase do acordo envolve a definição dos termos operacionais para o compartilhamento de risco, incluindo estruturas de resseguro, que visam mitigar a exposição ao risco tanto para o Brasil quanto para o Reino Unido em seus programas de crédito à exportação.
Reunião do G20
O acordo foi assinado durante uma reunião do Grupo de Trabalho de Comércio e Investimento do G20, onde diversos temas de interesse mútuo foram debatidos. Entre os tópicos abordados estavam a importância de incluir a questão de mulheres e comércio internacional, bem como iniciativas para descarbonização e simplificação dos processos comerciais, como a criação do Portal Único do Comércio Exterior.
A reunião também reforçou o compromisso com as relações comerciais entre os dois países, destacando empresas brasileiras no Reino Unido e vice-versa. Além disso, foi acordada a realização da próxima reunião do Comitê Econômico e Comercial Conjunto Brasil-Reino Unido (Jetco) em 2024, em celebração aos 200 anos de relações comerciais entre os dois países. O Jetco é uma plataforma bilateral destinada a promover o comércio e os investimentos entre Brasil e Reino Unido.