No início deste mês de agosto, Belém do Pará recebe dois eventos internacionais, o Diálogos Amazônicos, de 4 a 6, e a Cúpula da Amazônia – IV Reunião de Presidentes dos Estados Parte no Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), nos dia 8 e 9 de agosto. Ambos ocorrem no Hangar Centro de Convenções e oferecem uma série de programações culturais para o público da cidade e visitantes.
Iniciativa do governo federal, com apoio da Prefeitura de Belém, por meio Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), o Diálogos Amazônicos antecipa os debates para a Cúpula da Amazônia, que receberá chefes de estado dos oitos países integrantes da OTCA: Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. Participarão também, representantes de entidades governamentais e civis das respectivas nações. O presidente Lula também já confirmou presença.
Vasta programação
Paralelamente e após os eventos no Hangar, espalha-se pela cidade uma vasta programação em diversos espaços culturais, exposições e circuitos históricos. A Prefeitura de Belém, por meio da Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel), abre o Museu Casa Francisco Bolonha, localizado no Memorial dos Povos. As visitas guiadas podem ser feitas normalmente de terça a sexta, pela manhã em três horários, às 09h30, 10h30 e 11h30h; e à tarde, nos horários de 14h30 e 15h30. Nesta semana, porém, vai abrir também das 9h às 13h, no domingo, dia 6 de agosto, participando da edição bimestral do Circular Campina Cidade Velha.
No complexo “Memorial dos Povos”, equipamento cultural da Prefeitura Municipal de Belém, também está a Sala Vicente Salles, onde na entrada visita-se a exposição histórica “Tempo e memória: Cronologia da Imigração no Pará”. Acompanhe mais sobre os espaços da prefeitura no @fumbelcultura.
Das artes visuais à música e circulação pelo centro histórico
Diversas outras iniciativas, que contam com o apoio da prefeitura por meio de sua fundação cultural, também estão previstas para a primeira semana deste mês de agosto. A Bienal das Amazônias, por exemplo, abre a programação para o público, no dia 4, às 19h, com a mostra Bubuia-Água como fonte de imaginação e desejo, em um espaço recriado em pleno centro histórico de Belém, na Rua Manoel Barata, bairro da Campina. O evento vai ocorre até novembro, reunindo mais de 120 artistas/coletivos da Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Venezuela, Suriname, Guiana, Guiana Francesa e Brasil. Para saber mais siga @bienaldasmazonias.
Já nos dias 5 e 6 de agosto, sempre a partir das 19h, o centro histórico recebe mais uma edição do Amazônia Mapping, evento que celebra há 10 anos a potência dos encontros entre as artes visuais, a música e a tecnologia, ocupando prédios e ruas no centro histórico de Belém. A programação traz como convidados, entre outros, Manoel Cordeiro, Clube da Guitarrada, Nai Jinknss, Evna Moura e Airton Krenak. As projeções e shows ocorrem no Museu do Estado do Pará ( MEP), em frente à praça D. Pedro II, na Cidade Velha. Saiba mais no perfil @amazoniamapping.
Dez anos do Circular
Outro projeto que também está celebrando em 2023, uma década, o Circular Campina Cidade Velha, realiza sua 46ª edição durante todo o domingo, 6, com mais de 30 espaços culturais abertos e espalhados pelos bairros da Cidade Velha, Campina e Reduto, oferecendo opções gastronômicas, bate-papo, oficinas de fotografia, shows, feirinhas da economia criativa, visitações, passeios históricos e de educação patrimonial, entre outras.
A prefeitura apoia, em especial, as ações que ocorrem em praças e áreas externas como, desta vez, as apresentações musicais do grupo Pandeiro Livre, no calçadão da presidente Vargas, que ocorrerá em frente ao Banco da Amazônia, e na Praça do Carmo, onde o primeiro grupo se apresenta às 16h30, e o segundo, a Orquestra Aerofônica, às 18h30. É tudo gratuito e uma oportunidade também para sair cedo de casa e conhecer os diversos casarões do centro histórico de Belém, ocupados e ressignificados por artistas, produtores e empreendedores culturais de Belém. A informação completa com todos os endereços e horários da programação, que se estende das 8h às 20h, pode ser conferida no site projetocircular.org e no perfil @circularcampinacidadevelha.
*Com informações de Luciana Medeiros/Fumbel.