O progresso nas obras da primeira Usina da Paz em Itaituba, no sudoeste do Pará, está a todo vapor. As equipes encarregadas já estão preparando o terreno para o futuro complexo multifuncional.
A Usina, que será erguida na Avenida dos Ipês, no Residencial Jardim América, promete uma estrutura moderna e funcional, semelhante às outras já existentes no Pará. Além disso, oferecerá uma variedade de serviços gratuitos à comunidade.
Heitor Vieira, morador do Residencial Buriti, expressa sua grande expectativa. Ele acredita que a Usina trará melhorias significativas para a vida da população. “Nosso bairro é um pouco distante do centro da cidade. Uma estrutura como a Usina da Paz era o que faltava para acolher nossa comunidade. Será muito importante para todos nós e beneficiará bastante a população”, ressalta.
Igor Normando, Secretário de Estado de Articulação da Cidadania, enfatiza que o planejamento está sendo seguido à risca para que, em breve, os mais de 123 mil habitantes de Itaituba possam desfrutar da estrutura e dos serviços da Usina da Paz.
“O projeto das Usinas da Paz tem sido um sucesso, com mais de 70 serviços gratuitos disponíveis à população. Continuamos trabalhando para que os moradores de Itaituba possam se beneficiar deste que é considerado um dos maiores projetos de cidadania do Brasil”, reitera o secretário.
Usinas da Paz – As Usinas da Paz são complexos multifuncionais que oferecem uma gama de ações e serviços em áreas vitais para a transformação social, como saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. Mais de 70 serviços interdepartamentais são oferecidos gratuitamente, envolvendo secretarias estaduais e órgãos parceiros.
Atualmente, nove Usinas estão em operação, sendo sete na Região Metropolitana de Belém (Cabanagem, Bengui, Guamá, Terra Firme, Jurunas/Condor, Ananindeua, Marituba) e duas na região sudeste do estado (Parauapebas e Canaã dos Carajás). Além dessas, outras 28 UsiPaz estão em construção.