Prodep: Autonomia e Transformação nas Escolas Estaduais de Icoaraci, Belém


Desde a sanção do Prodep em junho passado, escolas estaduais, como a Jorge Lopes Raposo em Icoaraci, Belém, experimentam melhorias significativas.

O Programa Dinheiro na Escola Paraense (Prodep) marca uma revolução na autonomia das escolas estaduais. Com descentralização de recursos, proporciona avanços em pequenas obras, manutenções e até na aquisição de merenda.

Na Escola Estadual Jorge Lopes Raposo, em Icoaraci, as mudanças foram notáveis. Com mais de R$ 183 mil do Prodep, a escola trocou lâmpadas, realizou manutenção nos ar-condicionados, adquiriu quadras escolares, kit multimídia, computadores e equipamentos para a cozinha.

Kézia Benjamin dos Santos, aluna do primeiro ano, destaca o impacto positivo: “Nossa escola passou por uma reforma nos ar-condicionados e ventiladores, troca de lâmpadas e quadros. Nossa situação melhorou muito com os recursos do Prodep.”

A diretora, Alfonsina de Jesus Araújo Amador, ressalta a importância do Prodep: “O recurso veio em um momento oportuno, possibilitando melhorias na iluminação, ar-condicionado, aquisição de quadros e equipamentos. Contribui para gestão autônoma, beneficiando alunos e professores.”

Até agora, 579 escolas estaduais nas 12 regiões do Pará receberam R$ 200 milhões para obras, manutenção, alimentação, equipamentos e recursos pedagógicos. O programa visa transformar a gestão escolar, proporcionando autonomia financeira para resolver questões cotidianas.

Rossieli Soares, secretário estadual de Educação, enfatiza: “Estamos repassando valores 400% maiores, proporcionando autonomia para resolver questões cotidianas. Em pouco tempo, veremos nossas escolas completamente transformadas.”

Para receber os recursos da Seduc, as escolas devem ter conselhos regularizados e prestações de contas em dia. Após regularização, a assinatura do termo de adesão, disponível digitalmente no site da Seduc, é obrigatória.