Geral

Alter do Chão celebra 266 anos com investimentos em saneamento

 

Situada no município de Santarém, na região oeste do Pará, a vila balneária de Alter do Chão é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A ilha, com suas areias brancas e águas cristalinas, atrai visitantes de todas as partes do mundo diariamente. Com o aumento da demanda, os indígenas que já residiam na região começaram a receber novos vizinhos. Pessoas de diferentes áreas também optaram por chamar este paraíso de lar, o que resultou no crescimento populacional nos últimos anos. Isso levou o Governo do Estado a construir novos sistemas de água e esgoto através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Nesta quarta-feira, dia 6, a vila comemora 266 anos de fundação e está sendo beneficiada com duas grandes obras: o primeiro Sistema de Tratamento de Água, com captação subterrânea e distribuição, e o primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário com rede coletora e Estação de Tratamento. Os moradores de Alter do Chão estão acompanhando de perto o progresso. Benoni Macedo, guia turístico e residente local há mais de 20 anos, observa as obras com grande expectativa. “Como morador, sempre solicitei esses serviços. Hoje, a vila está crescendo em uma proporção muito maior. Somos mais de sete mil moradores, sem contar os turistas. Por isso, essas obras da Cosanpa são necessárias e muito importantes para o progresso”, ressalta Benoni.

Juca Pimentel, gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, enfatiza a importância dessas obras na vila. “As obras significam qualidade de vida para os moradores e visitantes que terão água tratada nas torneiras, além dos serviços de esgotamento sanitário. Por isso, as obras não param e estão a todo vapor. Neste aniversário de Alter do Chão, temos orgulho em acompanhar a evolução delas”. Sobre as Obras

O Sistema de Abastecimento de Água em construção inclui um poço com vazão de 210 m3/h e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão 39 quilômetros de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares. O sistema de Macromedição e Automação está em fase de conclusão, assim como o sistema de drenagem, que está em execução, faltando 7 quilômetros de rede de distribuição para o assentamento e a instalação de 1.791 ramais prediais. O Sistema de Esgotamento Sanitário contará com 25 quilômetros de rede coletora de esgoto, uma Estação de Tratamento, 5 km de emissário de esgoto tratado, além de 1.035 ligações domiciliares.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

4 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

5 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.