Geral

Alter do Chão celebra 266 anos com investimentos em saneamento


 

Situada no município de Santarém, na região oeste do Pará, a vila balneária de Alter do Chão é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A ilha, com suas areias brancas e águas cristalinas, atrai visitantes de todas as partes do mundo diariamente. Com o aumento da demanda, os indígenas que já residiam na região começaram a receber novos vizinhos. Pessoas de diferentes áreas também optaram por chamar este paraíso de lar, o que resultou no crescimento populacional nos últimos anos. Isso levou o Governo do Estado a construir novos sistemas de água e esgoto através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Nesta quarta-feira, dia 6, a vila comemora 266 anos de fundação e está sendo beneficiada com duas grandes obras: o primeiro Sistema de Tratamento de Água, com captação subterrânea e distribuição, e o primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário com rede coletora e Estação de Tratamento. Os moradores de Alter do Chão estão acompanhando de perto o progresso. Benoni Macedo, guia turístico e residente local há mais de 20 anos, observa as obras com grande expectativa. “Como morador, sempre solicitei esses serviços. Hoje, a vila está crescendo em uma proporção muito maior. Somos mais de sete mil moradores, sem contar os turistas. Por isso, essas obras da Cosanpa são necessárias e muito importantes para o progresso”, ressalta Benoni.

Juca Pimentel, gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, enfatiza a importância dessas obras na vila. “As obras significam qualidade de vida para os moradores e visitantes que terão água tratada nas torneiras, além dos serviços de esgotamento sanitário. Por isso, as obras não param e estão a todo vapor. Neste aniversário de Alter do Chão, temos orgulho em acompanhar a evolução delas”. Sobre as Obras

O Sistema de Abastecimento de Água em construção inclui um poço com vazão de 210 m3/h e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão 39 quilômetros de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares. O sistema de Macromedição e Automação está em fase de conclusão, assim como o sistema de drenagem, que está em execução, faltando 7 quilômetros de rede de distribuição para o assentamento e a instalação de 1.791 ramais prediais. O Sistema de Esgotamento Sanitário contará com 25 quilômetros de rede coletora de esgoto, uma Estação de Tratamento, 5 km de emissário de esgoto tratado, além de 1.035 ligações domiciliares.


News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

2 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

2 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

2 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.