Geral

Alter do Chão celebra 266 anos com investimentos em saneamento

 

Situada no município de Santarém, na região oeste do Pará, a vila balneária de Alter do Chão é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A ilha, com suas areias brancas e águas cristalinas, atrai visitantes de todas as partes do mundo diariamente. Com o aumento da demanda, os indígenas que já residiam na região começaram a receber novos vizinhos. Pessoas de diferentes áreas também optaram por chamar este paraíso de lar, o que resultou no crescimento populacional nos últimos anos. Isso levou o Governo do Estado a construir novos sistemas de água e esgoto através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Nesta quarta-feira, dia 6, a vila comemora 266 anos de fundação e está sendo beneficiada com duas grandes obras: o primeiro Sistema de Tratamento de Água, com captação subterrânea e distribuição, e o primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário com rede coletora e Estação de Tratamento. Os moradores de Alter do Chão estão acompanhando de perto o progresso. Benoni Macedo, guia turístico e residente local há mais de 20 anos, observa as obras com grande expectativa. “Como morador, sempre solicitei esses serviços. Hoje, a vila está crescendo em uma proporção muito maior. Somos mais de sete mil moradores, sem contar os turistas. Por isso, essas obras da Cosanpa são necessárias e muito importantes para o progresso”, ressalta Benoni.

Juca Pimentel, gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, enfatiza a importância dessas obras na vila. “As obras significam qualidade de vida para os moradores e visitantes que terão água tratada nas torneiras, além dos serviços de esgotamento sanitário. Por isso, as obras não param e estão a todo vapor. Neste aniversário de Alter do Chão, temos orgulho em acompanhar a evolução delas”. Sobre as Obras

O Sistema de Abastecimento de Água em construção inclui um poço com vazão de 210 m3/h e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão 39 quilômetros de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares. O sistema de Macromedição e Automação está em fase de conclusão, assim como o sistema de drenagem, que está em execução, faltando 7 quilômetros de rede de distribuição para o assentamento e a instalação de 1.791 ramais prediais. O Sistema de Esgotamento Sanitário contará com 25 quilômetros de rede coletora de esgoto, uma Estação de Tratamento, 5 km de emissário de esgoto tratado, além de 1.035 ligações domiciliares.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

9 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

10 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

10 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

11 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

11 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

23 horas ago

This website uses cookies.