Geral

Alter do Chão celebra 266 anos com investimentos em saneamento

 

Situada no município de Santarém, na região oeste do Pará, a vila balneária de Alter do Chão é um dos destinos turísticos mais procurados do Brasil. A ilha, com suas areias brancas e águas cristalinas, atrai visitantes de todas as partes do mundo diariamente. Com o aumento da demanda, os indígenas que já residiam na região começaram a receber novos vizinhos. Pessoas de diferentes áreas também optaram por chamar este paraíso de lar, o que resultou no crescimento populacional nos últimos anos. Isso levou o Governo do Estado a construir novos sistemas de água e esgoto através da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). Nesta quarta-feira, dia 6, a vila comemora 266 anos de fundação e está sendo beneficiada com duas grandes obras: o primeiro Sistema de Tratamento de Água, com captação subterrânea e distribuição, e o primeiro Sistema de Esgotamento Sanitário com rede coletora e Estação de Tratamento. Os moradores de Alter do Chão estão acompanhando de perto o progresso. Benoni Macedo, guia turístico e residente local há mais de 20 anos, observa as obras com grande expectativa. “Como morador, sempre solicitei esses serviços. Hoje, a vila está crescendo em uma proporção muito maior. Somos mais de sete mil moradores, sem contar os turistas. Por isso, essas obras da Cosanpa são necessárias e muito importantes para o progresso”, ressalta Benoni.

Juca Pimentel, gestor da Cosanpa no Baixo Amazonas, enfatiza a importância dessas obras na vila. “As obras significam qualidade de vida para os moradores e visitantes que terão água tratada nas torneiras, além dos serviços de esgotamento sanitário. Por isso, as obras não param e estão a todo vapor. Neste aniversário de Alter do Chão, temos orgulho em acompanhar a evolução delas”. Sobre as Obras

O Sistema de Abastecimento de Água em construção inclui um poço com vazão de 210 m3/h e dois reservatórios com capacidade de 400m3 e 300m3. Serão 39 quilômetros de rede de distribuição e 2.130 ligações domiciliares. O sistema de Macromedição e Automação está em fase de conclusão, assim como o sistema de drenagem, que está em execução, faltando 7 quilômetros de rede de distribuição para o assentamento e a instalação de 1.791 ramais prediais. O Sistema de Esgotamento Sanitário contará com 25 quilômetros de rede coletora de esgoto, uma Estação de Tratamento, 5 km de emissário de esgoto tratado, além de 1.035 ligações domiciliares.

Recent Posts

Novas pontes sobre o Tocantins transformam Marabá até 2027

As margens do rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, vivem um momento de…

2 horas ago

Obras da COP30 em Belém avançam e ganham aval do BNDES

A preparação de Belém para sediar a COP30, em novembro de 2025, ganhou nesta semana…

3 horas ago

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

6 horas ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

This website uses cookies.