COP 30

63º Encontro Ruralista

O governador Helder Barbalho, acompanhado da vice-governadora, Hana Ghassan, participaram recentemente, no Palácio da Agricultura, em Belém, do 63º Encontro Ruralista. O encontro reuniu lideranças do setor agropecuário, produtores, especialistas e autoridades para discutir os desafios e oportunidades da produção sustentável rumo a COP30, que ocorrerá em novembro, também na capital paraense. Com o tema “Os Desafios do Agro Pará a Caminho da COP30”, a programação destacou o protagonismo do estado na construção de soluções que conciliam crescimento econômico, inovação tecnológica e preservação ambiental.

No evento, o governador Helder Barbalho e a vice-governadora, Hana Ghassan, foram homenageados com a Comenda Jahyr Seixas, criada em reconhecimento à contribuição de personalidades para o desenvolvimento do agro no estado. Em seu discurso, Helder reafirmou o compromisso de seu governo com o diálogo, a segurança jurídica e o fortalecimento da produção rural.

Ações

O chefe do Executivo estadual ressaltou ainda avanços na regularização fundiária e destacou iniciativas inovadoras, como a requalificação ambiental de áreas degradadas.

“Só numa medida conseguimos reativar mais de 300 mil hectares que estavam com [Cadastro Ambiental Rural] CAR suspenso. Estamos criando um modelo onde restauração e produção andam juntas, com apoio da iniciativa privada e da ciência”, disse o governador. Ele também celebrou a redução de 19% no desmatamento no Pará em maio, mesmo com o aumento da taxa na Amazônia Legal. “Estamos fazendo a nossa parte e vamos mostrar na COP30 que é possível preservar e produzir com responsabilidade”, complementou o governador.

A vice-governadora Hana Ghassan, que também recebeu a comenda, destacou o papel do agro na geração de empregos e no crescimento do PIB estadual.

“Esse segmento move o nosso estado. Vamos seguir avançando com investimentos em infraestrutura, segurança e qualificação da mão de obra. O campo precisa de estradas, de pontes e de políticas públicas que barateiem o frete e fortaleçam a competitividade do nosso produtor”, pontuou. Hana também reafirmou o compromisso com a educação técnica para formar jovens preparados para atuar no campo.

Histórico

Com mais de seis décadas de história, o Encontro Ruralista reafirma seu papel como espaço de construção coletiva no estado. Conforme o presidente da Faepa, Carlos Xavier, o fórum busca articular políticas públicas, fomentar a inovação e garantir inclusão e sustentabilidade para o agro paraense.

Durante uma das apresentações técnicas, com a exposição de Evaristo de Miranda, Bruno Lucchi, Renato Conchon, Aldo Rebelo, Muni Lourenço e Luís Ercílio Faria Jr., abordando temas pertinentes

“Com a COP-30 no horizonte, o Encontro Ruralista se consolida como um termômetro das transformações no campo. As pautas debatidas, as homenagens prestadas e os compromissos reafirmados em Belém não deixam dúvidas: o agro do Pará está em movimento — rumo à sustentabilidade, à inclusão e ao protagonismo global”, enfatizou Carlos Xavier.

Participação

A diversidade dos participantes evidenciou o caráter representativo do evento. De Piçarra, na região sudeste paraense, o secretário do Sindicato dos Produtores Rurais de Piçarra (Sipropi), William Lunardi, esteve pela primeira vez no encontro e destacou o papel do encontro como elo entre os sindicatos, produtores e o poder público. “É um espaço para levarmos nossas demandas e ouvirmos respostas. Isso aproxima o produtor da política e fortalece a nossa representatividade”, disse o participante.

A relevância do evento para o desenvolvimento territorial também foi destacada pelo presidente do Sebrae-PA, Rubens Magno. Ele lembrou que o campo não é feito apenas de grandes negócios. “O Sebrae atua nos 144 municípios, apoiando o pequeno produtor com técnicas de plantio, comercialização e exportação. Um evento como esse, com o engajamento do governo do estado, é fundamental para potencializar esses esforços”, afirmou.

Protagonismo

Um dos momentos mais simbólicos foi o lançamento oficial do I Fórum das Mulheres do Agro da Amazônia, previsto para outubro. A iniciativa foi apresentada por Cristina Malcher, presidente da Comissão das Mulheres do Agro do Estado do Pará, que destacou a força feminina no campo. Para Andreza Rios, presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Tucuruí, a presença do governador e da vice reforça o empoderamento e a valorização das produtoras rurais. “A Hanna é a nossa madrinha do agro. Isso fortalece a nossa atuação por uma produção sustentável e inclusiva”, afirmou.

A programação técnica trouxe nomes de peso, como Evaristo de Miranda, Bruno Lucchi, Renato Conchon, Aldo Rebelo, Muni Lourenço e Luís Ercílio Faria Jr., abordando temas como inovação, impacto da reforma tributária, a presença do agro brasileiro na COP-30 e o valor estratégico da Amazônia para o mundo. Os debates foram complementados por apresentações de projetos do Sistema CNA/SENAR, como o ATeG, o Agro-BR e o Saúde no Campo, além do lançamento da iniciativa CNA Novas Lideranças.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

3 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

3 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

4 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

4 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

5 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.