Ações de Controle da Raiva dos Herbívoros em Pará


Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros atua em 144 municípios paraenses

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) tem trabalhado incansavelmente para garantir a segurança da saúde da população. Através do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, a agência tem atuado nos 144 municípios paraenses, incluindo Quatipuru e Oriximiná, com ações de monitoramento e captura de morcegos hematófagos.

As equipes de técnicos das regionais da Adepará em Capanema e Oriximiná foram treinadas para realizar a vigilância epidemiológica e garantir o controle da espécie transmissora da raiva dos herbívoros nessas regiões. Em Quatipuru, o trabalho de monitoramento e captura dos animais ocorreu em seis propriedades localizadas na zona rural, onde as espécies agrediram bubalinos, bovinos e suínos. Em Oriximiná, cinco propriedades rurais foram inspecionadas e nelas também houve captura de morcegos hematófagos.

A raiva dos herbívoros é uma doença viral que atinge os mamíferos, incluindo o homem, e ataca o sistema nervoso dos animais. No Brasil, o principal transmissor é o morcego hematófago da espécie Desmodus rotundus. A vacinação do rebanho é indispensável contra a raiva em 50 municípios do Pará, que integram as regionais da Adepará em Abaetetuba, Castanhal, Capanema e Capitão Poço.

A próxima atividade de campo do programa está prevista para dezembro deste ano na cidade de Juruti, no oeste do Estado. No ano de 2022, mais de 10 milhões de animais já foram vacinados contra a doença no Pará, através do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros.

O Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros tem como objetivo a excelência no controle da raiva, contribuindo com o crescimento da pecuária, reduzindo os prejuízos econômicos e colaborando com a saúde pública.