A segurança pública de Belém recebeu um reforço significativo com a chegada de novas viaturas para a Guarda Municipal de Belém (GMB). Esses veículos estão sendo distribuídos em locais públicos como praças, parques, prédios públicos, corredores e estações do BRT, feiras, unidades de saúde e escolas municipais, com o objetivo de intensificar o patrulhamento preventivo e ostensivo.
De acordo com Joel Monteiro, inspetor-geral da GMB, a ideia é não apenas intensificar as ações de segurança nas áreas de grande circulação na capital paraense, mas também aproximar a corporação da população. “Estamos atendendo a uma reivindicação da população. Para isso, aumentamos o patrulhamento com um maior número de viaturas e guardas nas ruas, que, em conjunto com outras organizações de segurança, como a Polícia Militar e Civil, garantirão a tranquilidade de todos os cidadãos”, afirma.
Élcio Vale, inspetor da Divisão de Operações da Guarda (DOP), explica que as novas viaturas permitiram reforçar os serviços de rondas em todos os bairros e nos mais de 300 postos da Guarda. O objetivo é monitorar áreas públicas de uso coletivo, as bases das corporações, bem como abordar pessoas e veículos que apresentem algum tipo de suspeita.
“O serviço móvel de prevenção da Guarda Municipal é essencial para manter a segurança em Belém. Os dados mostram que, com as rondas realizadas pela corporação, o local se torna mais seguro, ou seja, há uma redução da violência”, garante o chefe do DOP.
As rondas da GMB em áreas de escolas públicas municipais, praças e unidades de saúde foram intensificadas para prevenir qualquer tipo de violência, especialmente nos horários de maior fluxo de pessoas e quando solicitadas pelo número 153.
Paola Léo, de 23 anos, afirma que se sente mais segura com as rondas e pontos fixos das viaturas nos espaços públicos. “A presença dos guardas municipais na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro da Sacramenta é ótima. Todo dia tem muita gente e sempre tem paciente que faz confusão, mas com a presença da Guarda, agora, está bem tranquilo aqui”, disse.
Raquel Castro, técnica de enfermagem de 41 anos e frequentadora da Praça do Jaú, diz que a segurança é muito importante para todos. “Há um tempo a praça estava abandonada e ninguém se sentia à vontade de ficar aqui, por causa da falta de segurança. Com a revitalização e a segurança reforçada, inclusive com a presença da Guarda Municipal, as famílias voltaram a frequentar a praça do Jaú como mais um ponto de lazer do bairro”
Serviço
A Guarda Municipal conta com a participação da população para manter a segurança em Belém. Qualquer ação suspeita pode ser denunciada ligando para 153. Uma equipe de ronda mais próxima será enviada ao local.