A Cúpula Social do Mercosul: Um Olhar para o Futuro


O Museu do Amanhã, uma joia arquitetônica no coração do Rio de Janeiro, tornou-se o palco para um olhar da sociedade para o futuro. Este espaço, que se destaca pela arquitetura arrojada do espanhol Santiago Calatrava, sediou a Cúpula Social do Mercosul, retomada de forma presencial após sete anos.

A Cúpula Social

A Cúpula Social do Mercosul reuniu cerca de 300 pessoas da sociedade civil e autoridades para debater temas sociais por dois dias. Ao fim das discussões, relatórios com propostas e demandas foram entregues aos chefes de Estado que terão um encontro de cúpula, no mesmo espaço, na quinta-feira.

A Voz da Sociedade

No primeiro dia de debates, a Agência Brasil conversou com representantes de movimentos sociais. Eles expressaram que a integração entre os povos sul-americanos deve ser uma das prioridades da sociedade civil. Paula Goes, representante do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), defendeu que a sociedade tenha voz na implementação de políticas e acordos, como o que está sendo costurado entre o Mercosul e a União Europeia.

A Necessidade de Integração

Paula defende mais integração entre movimentos dos países do continente. Ela acredita que a realidade é muito parecida entre os países, apesar das barreiras, como o idioma e culturais. Ela ressalta que há muito mais fatores que nos aproximam do que nos separam.

A Luta pela Reparação

Aline Costa, representante da Coalizão Negra Por Direitos, vê na trajetória histórica dos países sul-americanos uma das razões para a articulação entre movimentos sociais internacionais. Ela acredita que a união de interesses dá forças às demandas sociais e considera que a integração entre os povos é uma das premissas do Mercosul.

Judite Santos, integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais sem Terra (MST), ressalta que a Cúpula Social tem uma característica de unir movimentos com diversos interesses. Ela destaca que é um momento muito importante de participação, pois reúne diversos movimentos sociais que vêm pautar as suas demandas no diálogo com o governo para construir uma integração que venha da