Governo do Pará prepara inauguração da primeira Usina da Paz em Marabá


O governador do Pará, Helder Barbalho, esteve em Marabá nesta sexta-feira (4) para acompanhar as etapas finais da construção da Usina da Paz, que será entregue à população ainda em outubro. Esta será a 10ª Usina da Paz inaugurada pelo governo estadual, e a terceira na região do Carajás, somando-se às unidades de Parauapebas e Canaã dos Carajás.

“É emocionante ver a Usina da Paz de Marabá praticamente pronta. A estrutura está maravilhosa e será um marco fundamental para a transformação social da cidade. Este é o maior programa de inclusão social da América Latina, um projeto que vem mostrando sucesso em todos os lugares por onde passa. Agora, chegou a vez de Marabá receber essa iniciativa que vai cuidar das pessoas e oferecer serviços que promovem inclusão, cidadania e a redução da criminalidade”, destacou Helder Barbalho.

Localizada na Avenida Sororó, no bairro Jardim União, a Usina de Marabá ocupará uma área de mais de 10 mil metros quadrados, com uma moderna estrutura que oferecerá mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. A comunidade local está ansiosa pela inauguração, como expressa Érika Souza, moradora de Marabá: “Moro aqui há sete anos e estou muito feliz com a chegada da Usina. Minha filha de 7 anos poderá fazer aulas de balé e natação, e eu também quero aproveitar todos os serviços.”

A Usina contará com dois prédios principais que abrigarão cursos profissionalizantes, atendimentos de saúde, oficinas educativas e emissão de documentos, além de outras atividades voltadas à cidadania. Também haverá um teatro, complexo poliesportivo, playground, parque pet, academia ao ar livre e piscina, oferecendo uma ampla gama de opções para lazer e bem-estar dos mais de 266 mil moradores de Marabá.

As Usinas da Paz integram o programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz), criado em 2021, e têm sido reconhecidas como um dos projetos de cidadania mais bem-sucedidos no Brasil. As unidades multifuncionais, desenvolvidas em parceria com a mineradora Vale, proporcionam serviços intersetoriais gratuitos em saúde, educação, cultura e lazer, impactando positivamente as comunidades onde são implantadas.

Atualmente, há nove Usinas da Paz em funcionamento, sendo sete na Região Metropolitana de Belém e duas no sudeste do Pará. Outras 28 unidades estão em construção em diferentes municípios, como Altamira, Castanhal, Santarém e Redenção. A meta do governo é expandir o programa para 40 novas Usinas até 2026, espalhando esses complexos de cidadania por todo o território paraense.