Carnaval de Rua em Belém no Circuito Mangueirosa


O Circuito Mangueirosa retorna ao Complexo Ver-o-Rio, um dos principais pontos turísticos de Belém, prometendo animar o carnaval de rua no centro da cidade. O evento, que acontecerá neste final de semana, espera atrair cerca de 120 mil foliões ao longo de cinco dias de festividades.

A programação ocorrerá das 15h às 20h30 nos dias 10, 11, 12 e 13, em um palco montado no Ver-o-Rio. No dia 17 de fevereiro, os shows serão realizados em um trio elétrico estacionado no Complexo, seguido de um cortejo até a Casa Mangueirosa. Este local, que retorna ao circuito este ano, sediará as festas que darão continuidade à folia no Ver-o-Rio a partir das 21h.

Inês Silveira, presidente da Fundação Cultural de Belém (Fumbel), destaca que o Circuito Mangueirosa será uma opção para quem estiver no centro da cidade durante o período oficial do carnaval, enquanto os desfiles acontecem nos distritos de Icoaraci, Outeiro e Mosqueiro.

O Circuito Mangueirosa é uma colaboração entre as produtoras Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções, Mea Chuta, Se Rasgum, Tchau, Tchau, Amor e Toró. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Belém, através da Fumbel, e de várias secretarias municipais. O patrocínio é da Equatorial Pará via Lei Semear, com apoio cultural da Secult-Pa e Sectur-Pa, e apoio institucional do Sebrae Pa.

Impacto Econômico e Sustentabilidade

O Circuito Mangueirosa, criado para revitalizar o carnaval de rua de Belém e oferecer uma opção cultural para quem permanece na capital durante o feriado de carnaval, terá um impacto significativo na economia local durante os cinco dias de evento.

Sonia Ferro, da organização do evento, destaca que “são 48 permissionários, ou seja, 48 famílias beneficiadas, trabalhando no Ver-o-Rio e no circuito. São gerados 500 empregos diretos e mais de 1 mil indiretos. É um evento que gera emprego e renda, envolvendo muita gente. São cinco blocos, 5 dias, 80 artistas que participam”.

O Circuito também se compromete com a sustentabilidade, contando com a parceria da Aral (Associação dos Recicladores das Águas Lindas) e do grupo Composta Belém, que recolherão o lixo durante a programação e instalarão diversas bituqueiras de cigarro pelo Ver-o Rio.

Blocos

A programação começa no sábado, 10 de fevereiro, com o bloco Lambateria, que desfila em homenagem à música latino-amazônica dançante. No dia 11, domingo, é a vez do Bloco Toma Tua Pisa assumir a programação, misturando artistas de diferentes gerações da música amazônica.

Na segunda-feira, dia 12, o Pop Amazônico desfila com o Bloco Lucha Libre, formado pela união das produtoras Mea Chuta e Se Rasgum. Na Terça-feira Gorda, dia 13, quem desfila é o tradicional Bloco Filhos de Glande, que tem o Samba como carro-chefe. E para encerrar o Circuito, no sábado seguinte, 17 de fevereiro, tem cortejo com o Bloco ‘Tchau, Tchau, Amor’.

Para mais informações sobre a programação gratuita e ingressos para a Casa Mangueirosa, acesse @circuitomangueirosa. O Circuito Mangueirosa ocorre nos dias 10, 11, 12, 13 e 17 de fevereiro, das 15h às 20h30, no Complexo Ver-o-Rio, e na Casa Mangueirosa, a partir das 21h – Tv. Praça Waldemar Henrique, 2 – Reduto – Antigo Music Park.