Geral

Usina da Paz Jurunas/Condor recebe oficina com grupo de percussão de Pernambuco

A estudante paraense Julyana Nayara tem 19 anos e, desde os cinco, estuda música como integrante da Fundação Amazônica. Seu interesse pelos ritmos brasileiros a levou a participar da oficina ministrada pelo grupo pernambucano Sagrama, na UsiPaz Jurunas/Condor, em Belém.

“O mais interessante foi ver os objetos sendo transformados em instrumentos e com o som muito parecido, o mesmo timbre dos instrumentos convencionais. Isso é muito bom porque instrumento é uma coisa cara e a gente, aprendendo a fazer os nossos, torna tudo mais acessível”, avaliou.

Julyana foi uma das mais de 60 participantes da Oficina de Percussão com Materiais Reciclados e Ritmos Nordestinos, realizada no complexo multifuncional na última quarta-feira (27). Assim como ela, alunos de escolas públicas da comunidade e frequentadores das atividades da Usina da Paz aprenderam a construir ganzás e maracas com garrafas pet, tamborins com latas de tinta, tambores com garrafões de água mineral e baquetas com bolas de meia. Além disso, os participantes também exercitaram a percussão ao som dos ritmos típicos do Nordeste, como o coco e a ciranda.

Integrante do grupo desde a sua fundação, o percussionista Tarcísio Resende, ministrante da atividade, explicou que a ideia de trabalhar com os instrumentos reciclados surgiu desde o nascimento do Sagrama, 28 anos atrás.

“Nossa necessidade veio daquela coisa da conscientização, de reciclar materiais, a coisa de salvar o planeta. É pegar um ‘lixo’, um objeto, e transformar em instrumentos musicais, e não só isso, transformar em roupa, em casa, em tudo. E através desse material, a gente aproveita e divulga um pouco dos nossos ritmos pernambucanos, utilizando novos timbres através de material reciclável”, informou.

“O Sagrama é uma orquestra que vem da música erudita e mergulha nesse universo da música popular de Recife, de Pernambuco, do Nordeste. E aí tem coco, tem o maracatu… Então eles trazem junto nessa turnê uma oficina com o material reciclado em que as crianças constroem esses instrumentos e tocam. E quando eu cheguei aqui na Usina, fiquei encantada com a movimentação, com o público que já frequenta tanto a parte social quanto a parte cultural e não tivemos dúvidas de fechar aqui e estamos muito felizes, inclusive”, disse a produtora local Luciana Medeiros, acerca da escolha pelo espaço da Usina da Paz Jurunas/Condor.

Foto: NUCOM / SEACMedeiros ressaltou ainda a importância dos espaços das Usinas da Paz serem ocupados por projetos nacionais como esse. “Eu acho muito interessante conhecer esses espaços das Usinas porque é uma possibilidade que nós, produtores também, locais, temos pra que a gente possa oferecer para esses projetos grandes de turnê; aqui mesmo já vai acontecer o Expô Favela, por exemplo. E quero parabenizar e agradecer pelo apoio do Governo do Estado em manter espaços como este”, afirmou.

O Grupo SaGrama também se apresenta nesta quinta (28) e sexta-feira (29), no Teatro do Sesi, na capital paraense, gratuitamente, às 19h. O show desta quinta-feira é voltado exclusivamente para alunos de escolas públicas, projetos sociais e das Usinas da Paz.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

19 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

19 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

20 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

20 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

21 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

1 dia ago

This website uses cookies.