Meio Ambiente

Transformação Digital na Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará, sob a gestão do governador Helder Barbalho, está passando por um processo de transformação digital. Este ano, o órgão implementará o Centro de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico no Pará (CITSEMAS), um projeto que visa incrementar a gestão por meio da integração e melhoria na eficiência de processos de monitoramento e regularização ambiental.

A Inovação no CITSEMAS

O CITSEMAS tem como objetivo trazer mais agilidade, transparência e rastreabilidade às ações da Semas. A integração da base de dados da Semas, que opera diariamente com atividades como licenciamento, fiscalização ambiental, gestão florestal, além do Cadastro Ambiental Rural (CAR), será feita com o apoio da Fundação Guamá.

A infraestrutura de tecnologia envolverá softwares, aplicativos e sistemas específicos, garantindo que as inovações tecnológicas já implantadas, como o CAR Automatizado, e as novas soluções que ainda serão implementadas sejam consolidadas e tenham suporte garantido para a manutenção e aperfeiçoamento.

Parceria com a Fundação Guamá

A Fundação Guamá, gestora do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, estará conectada à iniciativa por serviços especializados de empresas e laboratórios instalados no ambiente. Esta parceria visa garantir a continuidade e a manutenção desse amplo processo de transformação digital que a Semas está promovendo.

Eficiência, Segurança e Rapidez

O CITSEMAS, que vai trazer um investimento de mais de R$ 8 milhões em sua implementação e execução das ações, concentrará soluções inovadoras baseadas em conhecimento científico, tecnológico e gestão estratégica. A iniciativa concentrará serviços e processos digitais mais eficientes para atender demandas da Semas, e assim, firmar uma cultura de inovação na administração pública de meio ambiente e sustentabilidade.

Além disso, desenvolver soluções inovadoras de transparência, segurança da informação e fiscalização para processos internos do Governo do Pará na área ambiental estão entre os objetivos do projeto.

Impactos

A criação do CITSEMAS é importante para o cumprimento de metas previstas no Plano Estadual Amazônia Agora (PEAA), que possui componentes transversais como comunicação, clareza de dados, tecnologia da informação, pesquisa. Os sistemas que atendem o plano necessitam de hardware e software capazes de sustentar o funcionamento dos serviços.

A Fundação Guamá está bastante entusiasmada em contribuir com a Semas no tema de Gestão da Inovação, levando para a secretaria sua experiência com o Selo Guamá de Gestão da Inovação, uma metodologia ágil voltada a disciplinar a inovação em órgãos públicos e empresas privadas. Além disso, vai conectar as empresas e laboratórios da área de Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial e Eletrônica residentes no PCT Guamá para atender as demandas do CITSEMAS, de forma integrada e inovadora.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

10 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

10 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

11 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

11 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

12 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

23 horas ago

This website uses cookies.