Geral

Servidores da saúde pública municipal recebem homenagem na Câmara de Vereadores de Belém

O serviço de imunização da rede de saúde pública de Belém recebeu homenagem da Câmara Municipal. Profissionais, professores e autoridades da área da saúde receberam homenagem em sessão especial realizada na manhã desta sexta-feira, 27, pelos 50 anos do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Cerca de 50 pessoas receberam o certificado como reconhecimento pela contribuição ao serviço de vacinação da população da capital paraense. A iniciativa foi uma proposição da vereadora Enfermeira Nazaré Lima.

A mesa da solenidade foi composta por autoridades, representantes de universidades públicas e privadas e de entidades representativas do setor de imunização. A vereadora que propôs a homenagem ressaltou a importância do PNI, que completou 50 anos no dia 18 de setembro de 2023.

Êxito na prevenção e combate a doenças

Ela também enfatizou a dedicação dos profissionais na vacinação, que erradicou várias doenças em todo o Brasil. “O PNI brasileiro é um exemplo de êxito, sobretudo, um exemplo de acesso à população mais vulnerável. Este momento é importante porque mostra o reconhecimento e o agradecimento desta Casa a vocês que se dispuseram na luta de combate à pandemia da Covid-19”, disse a vereadora à plateia formada por enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros profissionais, que trabalham diretamente com o serviço de imunização no município de Belém.

Representando o titular da Secretaria Municipal de Saúde de Belém (Sesma), Pedro Anaisse, o servidor da Sesma, Fernando Silva, destacou a contribuição dos servidores da secretaria para a implementação do PNI em Belém e enfatizou o atual momento de valorização das vacinas e incentivo à imunização da população.

“Temos que celebrar este momento, pois, após quatro anos de negacionismo e obscurantismo em nível nacional na condução da política de saúde, hoje conseguimos ver mudanças. Mas, ainda temos muitos desafios a serem enfrentados como o fortalecimento da atenção básica que começamos a trabalhar com o programa APS do Futuro”, pontuou Fernando Silva.

Reconhecimento – Uma das homenageadas mais aplaudidas da sessão especial foi a coordenadora do Programa Municipal de Imunização da Sesma, Nazaré Athayde, uma das maiores referências da área, com reconhecimento nacional pela dedicação à implementação do PNI. Ela agradeceu a homenagem e falou rapidamente da sua trajetória e da importância do PNI.

“Estou honrada com a homenagem e ressalto que o PNI é o maior programa de vacinação do mundo e tem reconhecimento internacional. Nesse processo,  o mais importante é o envolvimento da sociedade. Agradeço a todos os colaboradores, os trabalhadores linha de frente, que fazem chegar a vacina aos locais mais longínquos desse estado e desse país ”, enfatizou Nazaré Athayde.

Pioneirismo

O Programa Nacional de Imunizações (PNI) teve sua origem na primeira campanha de vacinação em massa realizada no Brasil, sob a liderança de Oswaldo Cruz, o pioneiro da saúde pública no país. Seu objetivo era controlar a disseminação da varíola e o sucesso dessa campanha demonstrou o potencial da vacinação em massa para erradicar doenças. O programa também contribuiu para a erradicação de doenças como poliomielite e sarampo.

O PNI se consolidou como uma iniciativa governamental após a criação do Sistema Único de Saúde (SUS) em 1988, garantindo a saúde e a inclusão social de todos os brasileiros, independentemente de sua origem, raça, gênero ou classe social.

Hoje, 50 anos após sua criação, o PNI é considerado uma das maiores conquistas da saúde pública no Brasil e é reconhecido mundialmente como referência.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

7 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

7 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

8 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

8 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

9 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

20 horas ago

This website uses cookies.