Educação

Seduc abre inscrições para certificação de lideranças na rede estadual de ensino

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc) abre, gratuitamente, nesta terça-feira (24), as inscrições para etapa de certificação de lideranças obrigatória para o exercício das funções de direção e vice-direção na rede estadual de ensino. Estão aptos a participar todos os servidores efetivos do magistério, incluindo, também, os especialistas em educação e aqueles que já exercem as funções nas escolas. As inscrições podem ser feitas exclusivamente no site da Seduc até o dia 14 de novembro.

“É unânime a relevância do diretor e do vice-diretor para as escolas. Hoje iniciamos uma etapa fundamental para a gestão escolar das unidades da rede estadual. Estamos investindo fortemente na identificação, formação e certificação dos nossos profissionais que já ocupam ou que almejam a posição de gestor, que sonham em transformar as unidades escolares e principalmente em potencializar o processo de ensino-aprendizagem. Com equipes cada vez mais capacitadas podemos elevar a educação paraense e dar maiores condições e oportunidades para nossos estudantes. É fundamental que a escola seja cada vez mais um espaço de integração, estímulo e de desenvolvimento para nossos profissionais, estudantes e comunidade”, disse Rossieli Soares, secretário de Estado de Educação do Pará.

Segundo relatório que estabelece a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), o sucesso de um bom trabalho escolar está relacionado especialmente à figura dos gestores escolares. Como destacado no documento, a liderança desempenha um papel significativo nas características da organização escolar, refletindo positivamente na qualidade do ensino e da aprendizagem. Como mais uma das ações de valorização dos servidores da educação paraense, a Seduc aumentou em 293% as gratificações para cargos de gestão, podendo chegar a R$3.200 para diretores e R$1.800 para vice-diretores, a partir de janeiro de 2024.

Critérios – Com seis etapas, o processo de certificação reforçará a atuação da gestão escolar e mapeará os servidores efetivos do magistério interessados em assumir a posição, essencial para as escolas. A primeira fase terá início com as inscrições. Em seguida, os inscritos passarão pelos demais momentos compostos por um curso em gestão escolar de 46h; prova presencial de avaliação de competências; apresentação e defesa de um Plano de Gestão para banca examinadora especializada; consulta à comunidade escolar e entrevista com especialista. Cada etapa contará, ainda, com requisitos mínimos e pontuações para seguir adiante e, por fim, conquistar a certificação, obrigatória para o desempenho das funções.

Ao final do processo, os participantes formarão o banco de gestores escolares da Secretaria de Estado de Educação do Pará.  O edital do concurso pode ser acessado no link.

Texto: Marcelo Júnior/Ascom Seduc

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

2 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

2 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

3 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

3 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

4 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.