Meio Ambiente

Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará promove educação ambiental em março


 

Durante o mês de março, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará (Semas) desenvolveu uma série de iniciativas voltadas para a educação ambiental, visando conscientizar a população sobre a importância da reciclagem e reutilização de resíduos. Por meio da Secretaria Adjunta de Gestão e Regularidade Ambiental (SAGRA), e coordenado pela Coordenadoria de Educação Ambiental (CEAM), foram realizadas 10 oficinas de reaproveitamento de resíduos, alcançando um total de 167 pessoas em todo o estado.

Destacando-se entre essas atividades, na Usina da Paz da Cabanagem, 49 participantes aprenderam sobre a produção de sabão a partir do reaproveitamento do óleo de cozinha, enquanto 17 pessoas participaram da oficina de confecção de ecobags. Em Canaã dos Carajás e Parauapebas, outras 18 pessoas aderiram às iniciativas. Todas essas ações estão inseridas no programa TerPaz, que contou com a adesão de 84 participantes ao longo de março de 2024.

Além disso, por meio de ações diretas nos municípios, outras 83 pessoas foram alcançadas. As oficinas abordaram temas como ecobijuterias, produção de sabão, compostagem e reaproveitamento de resíduos, com destaque para a participação de 10 pessoas em Abaetetuba e 11 em Belém, respectivamente. Em Ananindeua, 13 pessoas participaram da oficina de compostagem, enquanto em Benevides e Ourém, no nordeste paraense, 20 participantes estiveram presentes na oficina de sabão, e 29 na oficina de reaproveitamento de resíduos, respectivamente.

Andreia Monteiro, responsável pelas oficinas, ressaltou que mais de 80% do público atendido foi composto por mulheres. Ela destacou a importância dessas atividades para conscientizar sobre a necessidade de mudar atitudes em relação ao descarte de resíduos e destacou a oportunidade de colocar em prática recomendações dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como o consumo sustentável e a construção de comunidades sustentáveis.

O titular da Semas, Mauro O’ de Almeida, enfatizou que essas iniciativas estão alinhadas à agenda 2030 e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Ele mencionou a instalação de ecopontos públicos, em parceria com o Instituto Alachaster, e a realização de cursos e oficinas de educação ambiental como parte das ações da secretaria para promover a conscientização ambiental em todo o estado do Pará.


News

Recent Posts

Dicas de ouro para cultivar tomate cereja em vasos pequenos e colher mais rápido

Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…

2 dias ago

Pesquisadores da Uepa estudam fármacos derivados de sementes da Amazônia

O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…

2 dias ago

Pará+ edição 274 janeiro 2025

A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…

2 dias ago

Plano de bioeconomia prevê investimentos para negócios sustentáveis em Belém

Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…

2 dias ago

Como fazer mudinhas de echeveria para propagar seu jardim

Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…

3 dias ago

Como fazer mudas de zamioculca por divisão de rizomas

A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…

3 dias ago

This website uses cookies.