Geral

Revitalização de faixas de pedestres avança em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), segue com o programa de revitalização das faixas de pedestres em diversos pontos da cidade. Na noite desta quarta-feira (19), mais uma etapa do processo foi realizada no cruzamento das avenidas Senador Lemos e Dr. Freitas, no bairro da Sacramenta. A iniciativa tem como objetivo melhorar a segurança viária, especialmente para os pedestres, e contribuir para a organização da mobilidade urbana.

Ao todo, seis faixas de pedestres foram revitalizadas, substituindo sinalizações desgastadas pelo tempo e pelo tráfego intenso, que representavam um risco elevado de acidentes, especialmente para os pedestres. “A manutenção dessas sinalizações é essencial para corrigir falhas e garantir que esta importante via esteja bem sinalizada e segura”, afirmou Luciano Oliveira, titular da Segbel.

A revitalização foi realizada durante a noite, a partir das 22h, para minimizar impactos no fluxo de veículos, que é reduzido nesse horário. O trabalho incluiu a aplicação de sinalização horizontal mais clara e visível, com o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro e organizado, reduzindo o risco de acidentes, especialmente atropelamentos e colisões. “Manter a sinalização em boas condições garante maior segurança e também facilita a fluidez do tráfego intenso, contribuindo diretamente para a mobilidade urbana”, completou Luciano Oliveira.

Planejamento Estratégico de Revitalização

Essa revitalização integra o planejamento estratégico da Segbel, iniciado em janeiro deste ano, com foco na melhoria da sinalização horizontal em Belém e na promoção da segurança viária em toda a cidade. Desde o início do programa, cerca de 45 faixas de pedestres já foram revitalizadas, apesar dos desafios impostos pelas chuvas do inverno amazônico, que dificultaram a execução dos trabalhos em alguns períodos.

Além da revitalização da sinalização horizontal ao longo do ano, está prevista a instalação de novas placas de sinalização vertical em pontos estratégicos, com base em estudos técnicos e solicitações registradas na Ouvidoria da Segbel.

“A revitalização das faixas de pedestres e a ampliação da sinalização viária são passos fundamentais para o desenvolvimento da cidade, pois alinham segurança, mobilidade e acessibilidade para todos. Esse trabalho será uma prioridade contínua para garantir melhorias constantes na infraestrutura viária de Belém”, concluiu Luciano Oliveira.

Recent Posts

Novas pontes sobre o Tocantins transformam Marabá até 2027

As margens do rio Tocantins, em Marabá, no sudeste do Pará, vivem um momento de…

2 horas ago

Obras da COP30 em Belém avançam e ganham aval do BNDES

A preparação de Belém para sediar a COP30, em novembro de 2025, ganhou nesta semana…

3 horas ago

Você pode estar enfraquecendo sua zamioculca por 6 erros que derrubam folhas rápido e bloqueiam prosperidade

Já reparou como algumas zamioculcas ficam exuberantes, com folhas brilhantes e eretas, enquanto outras parecem…

5 horas ago

Camélias seguem florindo mesmo no frio com 6 cuidados específicos revelados por jardineiros experientes

Quem diria que camélias, tão delicadas e elegantes, poderiam resistir bravamente ao frio e continuar…

1 dia ago

Pata-de-elefante perde vigor quando se ignoram 7 sinais claros de falta de sol — veja como corrigir

Já reparou como algumas plantas mudam completamente de aparência quando não recebem a luz adequada?…

3 dias ago

Semana do Japão leva oficinas e festival cultural ao CENTUR

O evento promove um mergulho na cultura japonesa em Belém, sendo uma viagem na cultura…

4 dias ago

This website uses cookies.