Geral

Revitalização de faixas de pedestres avança em Belém

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria de Segurança, Ordem Pública e Mobilidade (Segbel), segue com o programa de revitalização das faixas de pedestres em diversos pontos da cidade. Na noite desta quarta-feira (19), mais uma etapa do processo foi realizada no cruzamento das avenidas Senador Lemos e Dr. Freitas, no bairro da Sacramenta. A iniciativa tem como objetivo melhorar a segurança viária, especialmente para os pedestres, e contribuir para a organização da mobilidade urbana.

Ao todo, seis faixas de pedestres foram revitalizadas, substituindo sinalizações desgastadas pelo tempo e pelo tráfego intenso, que representavam um risco elevado de acidentes, especialmente para os pedestres. “A manutenção dessas sinalizações é essencial para corrigir falhas e garantir que esta importante via esteja bem sinalizada e segura”, afirmou Luciano Oliveira, titular da Segbel.

A revitalização foi realizada durante a noite, a partir das 22h, para minimizar impactos no fluxo de veículos, que é reduzido nesse horário. O trabalho incluiu a aplicação de sinalização horizontal mais clara e visível, com o objetivo de proporcionar um trânsito mais seguro e organizado, reduzindo o risco de acidentes, especialmente atropelamentos e colisões. “Manter a sinalização em boas condições garante maior segurança e também facilita a fluidez do tráfego intenso, contribuindo diretamente para a mobilidade urbana”, completou Luciano Oliveira.

Planejamento Estratégico de Revitalização

Essa revitalização integra o planejamento estratégico da Segbel, iniciado em janeiro deste ano, com foco na melhoria da sinalização horizontal em Belém e na promoção da segurança viária em toda a cidade. Desde o início do programa, cerca de 45 faixas de pedestres já foram revitalizadas, apesar dos desafios impostos pelas chuvas do inverno amazônico, que dificultaram a execução dos trabalhos em alguns períodos.

Além da revitalização da sinalização horizontal ao longo do ano, está prevista a instalação de novas placas de sinalização vertical em pontos estratégicos, com base em estudos técnicos e solicitações registradas na Ouvidoria da Segbel.

“A revitalização das faixas de pedestres e a ampliação da sinalização viária são passos fundamentais para o desenvolvimento da cidade, pois alinham segurança, mobilidade e acessibilidade para todos. Esse trabalho será uma prioridade contínua para garantir melhorias constantes na infraestrutura viária de Belém”, concluiu Luciano Oliveira.

Recent Posts

City Tour Belém revela a alma cultural da capital paraense

Em uma cidade onde cada esquina revela um fragmento da história amazônica, a Associação Brasileira…

4 dias ago

Guamá celebra a ancestralidade e a resistência popular com o VII Cortejo Visagento

No dia 31 de outubro, o bairro do Guamá, em Belém (PA), se transforma em…

4 dias ago

Chef Tainá Marajoara levará os sabores da Amazônia à cozinha da COP30

A chef e ativista indígena Tainá Marajoara será responsável por comandar a cozinha da COP30,…

5 dias ago

Fundação Cultural do Pará será palco da Cidade das Juventudes durante a COP30

A Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do Núcleo de Oficinas Curro Velho, firmou…

5 dias ago

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

6 dias ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

1 semana ago

This website uses cookies.