Os senadores aprovaram um projeto de lei na terça-feira (21) que facilitará a regularização de antigas ocupações na Amazônia. O PL 2.757/2022, agora aguardando a sanção presidencial, propõe o fim das chamadas condições resolutivas, que poderiam terminar o contrato se as exigências não fossem atendidas pelo beneficiário.
As condições resolutivas serão eliminadas para os títulos de assentamento emitidos até 25 de junho de 2009, desde que o beneficiário tenha quitado a dívida, a área não seja superior a 15 módulos fiscais, o imóvel esteja inscrito no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e sem trabalhadores em situação análoga à escravidão.
O relator do projeto, senador Marcelo Castro (MDB-PI), afirmou que a medida beneficiará os assentados desde 1960 que ainda não receberam o título definitivo da terra. O autor do projeto, senador Confúcio Moura (MDB-RO), destacou que o fim das condições resolutivas deve resolver 80% das demandas recebidas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
O projeto não isenta o assentado de eventuais infrações ambientais, trabalhistas e tributárias. Se o beneficiário estiver inadimplente, as condições resolutivas serão extintas assim que a dívida for quitada.
Os tomates cereja são perfeitos para quem deseja colher frutos frescos em pouco tempo, mesmo…
O reconhecimento do poder cicatrizante de elementos naturais, tradicionalmente usados por algumas populações da Amazônia…
A mais nova edição da Pará+ traz um conteúdo rico e diversificado, abordando temas fundamentais…
Tendo completado 409 anos recentemente, a cidade de Belém tem muitos motivos para celebrar. Em…
Se você adora sua echeveria e quer multiplicá-las pelo seu jardim, a boa notícia é…
A zamioculca é uma planta extremamente resistente e de fácil propagação. Entre os métodos existentes,…
This website uses cookies.