O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e o diretor do Instituto Fome Zero (IFZ), José Graziano, se reuniram, nesta quinta-feira (29/5), em Brasília, para discutir a adaptação dos programas de proteção social do Brasil aos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas.
O encontro focou em modelos de proteção social adaptativa, visando preparar o país para responder de forma mais eficaz a emergências e fortalecer a resiliência das populações mais vulneráveis. A iniciativa visa o desenvolvimento de indicadores que permitam ajustar programas sociais, como o Bolsa Família, para proteger os beneficiários do Cadastro Único contra os impactos de eventos climáticos extremos.
A secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, reiterou que a reunião abordou “modelos que vêm sendo adotados para desenvolver indicadores que apoiem o país na adaptação de programas sociais ao enfrentamento das mudanças climáticas, com foco especial em como afetam a população mais vulnerável”.
José Graziano destacou o alinhamento para ações de curto prazo. “Discutimos hoje como vincular os dados que temos sobre prevenção de desastres climáticos aos programas sociais, como o Bolsa Família”, explicou.
O diretor do IFZ defendeu uma mudança na lógica atual de resposta a desastres. “Sabemos quando virão fortes chuvas ou secas. O que podemos fazer na política social para antecipar esses eventos, em vez de apenas remediar as consequências?”, questionou Graziano. Ele sublinhou que estudos internacionais indicam que a ação preventiva pode ser de três a dez vezes mais eficiente no uso de recursos públicos do que medidas reativas.
Participaram também do encontro o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton; o secretário de Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD), Rafael Osório; e o diretor do Instituto Fome Zero, Walter Belik.
O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…
Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…
A excelência e a criatividade pedagógica da rede pública do Pará foram celebradas em um…
A cidade de Belém se prepara para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre…
A Brasil BioFuels (BBF), uma das maiores companhias de biocombustíveis da Amazônia, teve sua falência…
Você já tentou lavar aquele pano de prato encardido, esfregou com sabão, deixou de molho,…
This website uses cookies.