Geral

MDS e Instituto Fome Zero debatem ações para adaptar proteção social às mudanças climáticas

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias, e o diretor do Instituto Fome Zero (IFZ), José Graziano, se reuniram, nesta quinta-feira (29/5), em Brasília, para discutir a adaptação dos programas de proteção social do Brasil aos crescentes desafios impostos pelas mudanças climáticas.

O encontro focou em modelos de proteção social adaptativa, visando preparar o país para responder de forma mais eficaz a emergências e fortalecer a resiliência das populações mais vulneráveis. A iniciativa visa o desenvolvimento de indicadores que permitam ajustar programas sociais, como o Bolsa Família, para proteger os beneficiários do Cadastro Único contra os impactos de eventos climáticos extremos.

A secretária Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Lilian Rahal, reiterou que a reunião abordou “modelos que vêm sendo adotados para desenvolver indicadores que apoiem o país na adaptação de programas sociais ao enfrentamento das mudanças climáticas, com foco especial em como afetam a população mais vulnerável”.

José Graziano destacou o alinhamento para ações de curto prazo. “Discutimos hoje como vincular os dados que temos sobre prevenção de desastres climáticos aos programas sociais, como o Bolsa Família”, explicou.

O diretor do IFZ defendeu uma mudança na lógica atual de resposta a desastres. “Sabemos quando virão fortes chuvas ou secas. O que podemos fazer na política social para antecipar esses eventos, em vez de apenas remediar as consequências?”, questionou Graziano. Ele sublinhou que estudos internacionais indicam que a ação preventiva pode ser de três a dez vezes mais eficiente no uso de recursos públicos do que medidas reativas.

Participaram também do encontro o secretário de Inclusão Socioeconômica do MDS, Luiz Carlos Everton; o secretário de Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único (SAGICAD), Rafael Osório; e o diretor do Instituto Fome Zero, Walter Belik.

Recent Posts

Pará em transformação “cultura, inovação e sustentabilidade em movimento”

O Pará vive um novo ciclo de transformação que une tradição e modernidade. A edição…

18 horas ago

Transformação pela matemática: DRE Bragança inspira 150 estudantes para a 2ª fase da OBMEP

Em um notável esforço pela democratização do conhecimento e o incentivo ao protagonismo estudantil, a…

5 dias ago

Professoras paraenses levam a inovação da Amazônia ao Google Brasil e inspiram a educação nacional

A excelência e a criatividade pedagógica da rede pública do Pará foram celebradas em um…

5 dias ago

Belém amplia conectividade com 40 novas antenas para COP30 e legado digital

A cidade de Belém se prepara para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre…

1 semana ago

Falência da BBF expõe crise da bioenergia na Amazônia e insegurança jurídica no Pará

A Brasil BioFuels (BBF), uma das maiores companhias de biocombustíveis da Amazônia, teve sua falência…

1 semana ago

Donas de casa descobriram como clarear panos de prato encardidos sem cloro

Você já tentou lavar aquele pano de prato encardido, esfregou com sabão, deixou de molho,…

2 semanas ago

This website uses cookies.