Geral

Lula estabelece Casa de Governo em Roraima para lidar com a crise Yanomami

 

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou a criação da Casa de Governo em Roraima, uma entidade federal que irá coordenar as iniciativas para lidar com a crise humanitária na Terra Indígena Yanomami. O decreto foi divulgado nesta quarta-feira (28) no Diário Oficial da União, e a inauguração ocorrerá amanhã (29), em Boa Vista, a capital do estado.

A criação desta estrutura permanente foi anunciada no mês passado. Naquela ocasião, o presidente defendeu a utilização de todo o poder do governo contra a mineração ilegal.

A crise humanitária na Terra Indígena Yanomami foi revelada em janeiro de 2023. Logo após assumir o cargo, ainda no primeiro mês de seu mandato, Lula visitou Roraima e presenciou a situação sanitária dos indígenas, vítimas de desnutrição e outras doenças. Esta terra indígena é a maior do país em termos de área e sofre com a invasão e a violência de mineradores ilegais, além da contaminação do solo e da água pelo mercúrio usado em suas atividades.

Embora organizações indígenas e entidades como o Ministério Público Federal (MPF) já denunciassem a falta de assistência a essas comunidades há muito tempo, o atual governo começou a implementar medidas para ajudar os Yanomami e remover os infratores da região. “No entanto, os esforços realizados pelos órgãos federais até agora se mostraram ineficazes”, alertou o MPF em uma ação na Justiça Federal de Roraima, que determinou a criação de um novo cronograma de ações contra a mineração ilegal na Terra Indígena Yanomami.

O orçamento para o conjunto de ações da União e a continuidade do atendimento à população na região será de R$ 1,2 bilhão em 2024. Entre as ações, está prevista a construção do primeiro hospital indígena em Boa Vista, para serviços de atenção especializada de média e alta complexidade, além da construção e reforma de mais 22 unidades básicas de saúde.

Também estão no cronograma a reforma da Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) de Boa Vista e a construção do centro de referência contra desnutrição na região de Surucucu. No início deste mês, o governador de Roraima, Antonio Denarium, também anunciou a instalação de um abrigo estadual para acolher os indígenas Yanomami.

Estrutura A inauguração da Casa de Governo está marcada para esta quinta-feira, com a presença de uma comitiva de ministros de Estado e autoridades. A estrutura irá gerenciar ações de órgãos como a Polícia Federal, a Agência Brasileira de Inteligência (Abin), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), além de ministérios como Educação, Saúde, Povos Indígenas e Direitos Humanos.

Segundo o governo, todos atuarão de forma integrada para “garantir a retomada do modo de vida indígena e o combate a ações ilícitas, como o desmatamento e a mineração ilegal”.

A Casa de Governo está vinculada à Secretaria Especial de Articulação e Monitoramento da Casa Civil da Presidência da República e terá a função de ser um canal de diálogo com os líderes indígenas na Terra Indígena Yanomami.

Entre as competências do órgão, também está a de coordenar e monitorar a execução do Plano de Desintrusão e de Enfrentamento da Crise Humanitária na Terra Indígena Yanomami. O decreto também prevê que a Casa de Governo promova a interlocução entre as esferas federal, estadual e municipal na execução de políticas públicas emergenciais e permanentes, além de acompanhar a implementação e gerenciar crises relacionadas a elas.

O decreto assinado por Lula aprova um quadro de cargos em comissão para garantir o funcionamento da estrutura administrativa do espaço. Os cinco cargos serão remanejados do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, mas não integrarão a estrutura regimental da Casa Civil, tendo caráter temporário.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

1 dia ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

1 dia ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

1 dia ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

1 dia ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

1 dia ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

2 dias ago

This website uses cookies.