Nesta quarta-feira (21), o Governo do Estado proporcionou um novo olhar para os moradores do bairro do Guamá, entregando mais de 500 óculos novos. Os beneficiados foram atendidos em 16 de janeiro, durante as consultas e exames oftalmológicos gratuitos do programa “Governo nos Bairros”, parte das comemorações de aniversário da Usina da Paz Guamá.
Simone Santos, dona de casa, expressou sua gratidão ao Governo do Estado. Ela disse: “Não posso comprar óculos novos, então essa ação do Governo para pessoas de baixa renda é muito importante. Fui bem atendida durante as consultas e agora recebi os óculos. É uma vida nova, pois os óculos vão me ajudar bastante”.
Renan Gabriel, de 7 anos, também foi beneficiado. Sua tia e responsável, Rosely Costa, revelou que as consultas médicas na Usina da Paz identificaram que a visão de Renan estava sendo afetada pela luz de computadores e celulares. Ela disse: “Ele tinha dificuldade na leitura por causa da claridade. Por isso, os óculos foram solicitados. Essa entrega facilitou muito a nossa vida, principalmente a minha, que não posso comprar óculos novos e pagar por uma consulta. Fomos abençoados!”
Luiz Cordeiro, autônomo, também recebeu novos óculos e agradeceu pela entrega. Ele afirmou: “A situação financeira está difícil. Já fui operado de catarata, então meus óculos são caros. Para quem ganha um salário mínimo, fica complicado. Então, essa ação é uma grande ajuda do Governo do Estado. Só tenho que agradecer por essa campanha que está ajudando muito a população”.
A vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, destacou que o programa “Governo do Pará nos Bairros” já beneficiou mais de 8 mil pessoas com a entrega de óculos. Ela reforçou: “Estamos dando continuidade a essa grande ação de cidadania e saúde por todo o Pará. Hoje estamos aqui na Usina do Guamá entregando óculos para essas pessoas que já passaram por serviços oftalmológicos, tiveram suas consultas e hoje estão aqui recebendo seus óculos novos. É uma ação que ajuda os adultos e também as crianças, para que elas possam ter melhoras no desempenho escolar, que é muito importante para os seus desenvolvimentos”.
O secretário de Estado de Articulação da Cidadania, Igor Normando, ressaltou que esta é uma ação que integra a comunidade a um “aparelho extraordinário”, que é a Usina da Paz. Ele garantiu: “É fundamental que a gente possa acelerar essas ações e fazer com que a cidadania chegue para quem mais precisa”.