Durante a entrega da Usina da Paz em Castanhal, o Governo do Pará também entregou 34 títulos de propriedade de terra a moradores locais, marcando um passo significativo na jornada de regularização fundiária da cidade. O evento ocorreu hoje (29), e foi acompanhado pela assinatura de um termo de cooperação entre a prefeitura e o Instituto de Terras do Pará- Iterpa, visando intensificar as ações de regularização fundiária tanto nas áreas urbanas quanto rurais do município.
O governador do estado, Helder Barbalho, destacou a importância dessa parceria para garantir direitos e promover cidadania. “O papel do Iterpa, em parceria com a Prefeitura, é fundamental para que possamos avançar na regularização fundiária do Estado. Tem o perfil que boa parte da cidade tem na sua origem: áreas que foram, em algum momento, de propriedade do Estado. Portanto, fazer essa relação do Instituto de Terras do Estado com a Prefeitura permite a regularização para que as pessoas que estão ocupando áreas e que necessitam do seu título definitivo possam sonhar e almejar este importante instrumento de cidadania”, afirmou Barbalho.
A entrega dos títulos é um passo inicial em um projeto mais amplo, que tem como meta a regularização de pelo menos 5 mil títulos em Castanhal. Barbalho ressaltou que esse documento proporciona não apenas segurança jurídica aos proprietários, mas também a tranquilidade necessária para que possam investir em suas propriedades sem o risco de despejo.
Bruno Kono, presidente do Iterpa, comentou sobre a assinatura do termo de cooperação que estabelece uma parceria com a prefeitura. “Nós fizemos a assinatura do termo de cooperação para intensificarmos as ações de regularização fundiária no município, tanto urbana quanto rural. Nossa estimativa é de gerar mais de 2 mil áreas regularizadas nos próximos dois anos”, disse Kono.
Ele ainda enfatizou a importância do cooperativismo e como a entrega de títulos beneficia a atividade produtiva da população. “Esta é a primeira vez que uma cooperativa se organiza para buscar o processo de regularização fundiária. Isso mostra a necessidade de fortalecer o cooperativismo no nosso estado, pois com a regularização, os associados poderão ter acesso a crédito e potencializar sua produção de alimentos”, completou.
Dentre os 34 beneficiados, estava Pedro Marinho da Luz, agricultor e morador da região há 58 anos. Ele expressou sua alegria ao receber o título, que representa a concretização de um sonho antigo. “Vim pegar um sonho, né? Não tinha conseguido um título e agora a gente conseguiu, graças a Deus, estou muito feliz. Quando ouviram que eu ia receber hoje o título, lembrei de muita coisa. É um sonho que estamos realizando”, contou emocionado.
Marinho, que está prestes a completar 60 anos, ressaltou a importância do documento que agora possui em mãos. “Vai servir para muita coisa; vai servir para me apresentar. A sensação é de alívio e felicidade muito grande. Só tenho a agradecer ao nosso governador e a todos que nos ajudaram”, afirmou. Para ele, a regularização da propriedade traz não apenas segurança, mas também a possibilidade de melhorias na qualidade de vida da sua família.
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
A partir de outubro, Belém, capital do Pará, será o epicentro de uma transformação histórica…
O Cazaquistão anunciou a descoberta de um depósito colossal de terras raras na região de…
This website uses cookies.