O governador do Pará, Helder Barbalho, participou nesta segunda-feira (3) do seminário “Meio Ambiente: Resiliência Climática e Descarbonização”, organizado pelo jornal Folha de São Paulo. Durante o evento, realizado na capital paulista, Barbalho ressaltou os esforços do Pará em promover a bioeconomia como uma nova vertente socioeconômica, além de avançar em concessões para a recuperação de parques florestais e na comercialização de créditos de carbono.
Em sua apresentação, Helder Barbalho destacou que a estratégia de descarbonização do Pará envolve o controle rigoroso do desmatamento, apoiado por políticas públicas voltadas ao uso sustentável do solo. O governador enfatizou que a agenda do estado é transversal, combinando desenvolvimento socioeconômico e sustentabilidade ambiental.
“A agenda que o Governo do Pará está buscando envolve tratar o carbono como uma nova commodity. Estamos fortalecendo a agenda de concessões, seja para florestas, seja para a restauração da cobertura florestal. Além disso, estamos priorizando a bioeconomia como uma nova vocação para o Estado do Pará”, declarou Barbalho.
Helder Barbalho adiantou como o governo pretende aplicar os recursos obtidos com a venda de créditos de carbono. “Nosso objetivo é direcionar esses recursos para os povos da floresta, comunidades tradicionais, povos indígenas, quilombolas, extrativistas, ribeirinhos e para a agricultura familiar. A menor parte dos recursos ficará com o ente público, o Estado”, explicou o governador.
Ele acrescentou que o Estado será obrigado a utilizar esses recursos exclusivamente em políticas de redução de emissões, continuando a jornada de descarbonização do Pará.
O seminário, realizado na sede da Folha de São Paulo, promoveu debates essenciais sobre a resiliência das cidades e a eletrificação da frota de veículos, em um mundo profundamente afetado pelas mudanças climáticas. Além do governador Helder Barbalho, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, participou por videoconferência. Também estiveram presentes o repórter especializado em meio ambiente da Folha, João Gabriel, e representantes da empresa BYD, além de técnicos e estudiosos do tema.
O evento destacou a importância de iniciativas integradas para enfrentar os desafios climáticos e promover um desenvolvimento sustentável, alinhando políticas públicas com a conservação ambiental e a valorização das comunidades locais.
O lírio da paz, com suas folhas verdes brilhantes e flores brancas que exalam pureza,…
Se você tem um canteiro com gérberas e já se encantou com suas cores vibrantes…
Para quem tem cabelo crespo curto, cada escolha de corte ou finalização pode ser um…
Cabelos crespos têm uma beleza única, mas também pedem atenção redobrada. A estrutura em espiral…
O ano de 2025 já se consolida como histórico para o turismo brasileiro. Mês após…
Agentes da Secretaria Municipal da Desenvolvimento Econômico (Sedcon), percorreram na manhã desta quarta-feira, 16, feiras…
This website uses cookies.