Geral

G20 realiza encontro em Belém para debater prevenção de desastres e compartilhar boas práticas

Na próxima semana, Belém (PA) será palco da reunião do Grupo de Trabalho de Redução do Risco de Desastres (GTRRD) do G20, um encontro estratégico voltado para a busca de soluções e a troca de boas práticas para enfrentar os impactos das mudanças climáticas. O evento, que ocorrerá nos dias 30 e 31 de outubro e 1º de novembro, reunirá líderes e especialistas para discutir estratégias de prevenção de desastres naturais, como chuvas intensas e secas severas, que afetam tanto o Brasil quanto os demais países integrantes do G20.

De acordo com Wolnei Wolff, secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, o encontro será uma oportunidade crucial para o compartilhamento de experiências e soluções entre as nações. “O grupo do G20 busca não apenas discutir os desafios climáticos, mas também apontar direções e soluções que possam ser adotadas pelos países membros e replicadas em outras regiões fora do G20. É uma troca intensa de boas práticas”, afirmou Wolff em entrevista ao programa A Voz do Brasil nesta terça-feira (22).

Um dos destaques da reunião será a apresentação de ações de prevenção de desastres em áreas periféricas no Brasil, ressaltando a importância de antecipar as respostas aos impactos climáticos. Wolff enfatizou que o foco principal no país é acelerar as medidas de prevenção. Desde 2012, quando a Política Nacional de Prevenção e Defesa Civil foi instituída, houve uma mudança significativa no enfoque das políticas públicas, com a prevenção assumindo um papel central. “Antes, a gestão do desastre era o foco. A partir de 2012, passamos a gerir riscos, com a prevenção sendo incorporada ao debate”, explicou.

Ele também destacou que, com a gestão de Dilma Rousseff, o governo conseguiu alocar recursos específicos para obras de prevenção, como drenagem e contenção de encostas. No entanto, os cortes orçamentários no governo anterior reduziram esses esforços. “Com o retorno do presidente Lula, os orçamentos voltaram a ser restabelecidos, permitindo a retomada das obras de prevenção no Brasil”, acrescentou Wolff.

A reunião do G20 abordará ainda várias prioridades globais relacionadas à prevenção de desastres, como a redução das desigualdades e vulnerabilidades, a implementação de sistemas de alerta precoce em escala global, a construção de infraestruturas resilientes às mudanças climáticas, estratégias de financiamento para a redução do risco de desastres e o uso de soluções baseadas na natureza para mitigação.

O evento promete reforçar o compromisso global com a proteção e resiliência das comunidades frente às mudanças climáticas, além de fortalecer o papel do Brasil como líder na implementação de práticas de prevenção a desastres.

Recent Posts

Seduc lança sistema de ocorrências para potencializar combate à violência nas escolas

Para garantir um ambiente escolar ainda mais seguro e adequado para gestores, professores, estudantes e…

4 horas ago

Prefeitura assina ordem de serviço para o Postão da Saúde do Telégrafo

A Prefeitura de Belém assinou, nesta sexta-feira, 1º de agosto, a ordem de serviço para…

4 horas ago

Minha Casa, Minha Vida fará mais 580 moradias em seis estados

O Ministério das Cidades continua focado em fornecer moradia de qualidade para a população brasileira…

4 horas ago

Belém Sediará o Fórum de Boas Práticas Para o Terceiro Setor

No dia 20 de agosto, Belém será palco de um evento imperdível para o Terceiro…

5 horas ago

Belém ganha primeira loja de bioeconomia da Amazônia com mais de 150 produtos regionais

No coração da capital paraense, Belém se prepara para um marco no desenvolvimento sustentável da…

5 horas ago

Como fazer muda de jiboia com galho na água e enraizar em 1 semana

Cultivar plantas dentro de casa é como abrir pequenas janelas para a natureza — e…

17 horas ago

This website uses cookies.